Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

03 de Fevereiro, 2020

Os breves mitos dos dois Ascálafos

Este mês de Fevereiro de 2020 decidimos tentar algo de novo - ás segundas feiras iremos publicar um mito grego, ás quartas um mito ou lenda de Portugal, e ás sextas uma surpresa completamente inesperada. Nesse contexto, começamos hoje com os breves mitos de duas figuras, ambas chamadas "Ascálafo".

 

Um primeiro Ascálafo era filho de Ares e rei da cidade de Orcómeno. Foi um dos Argonautas, mas não parece ter tido um papel muito grande nessa aventura. Posteriormente, foi também um dos pretendentes de Helena, e acabou por falecer durante a Guerra de Tróia.

 

O segundo Ascálafo parece ter sido uma figura tardia, até porque não conseguimos encontrar qualquer representação dele na arte grega. Filho de Aqueronte, era ele quem cuidava das árvores que (supostamente?) existiam no reino de Hades. Foi ele quem testemunhou que Perséfone tinha comido as sementes de uma romã e, por punição divina, foi depois colocado debaixo de uma enorme rocha. Mais tarde, quando Héracles passou pelo reino dos mortos, libertou-o desse tenebroso local, mas esta figura acabou então por ser transformada em coruja, pássaro cuja relação com o reino dos mortos pode ser facilmente percebida pelas suas muitas aventuras nocturnas.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!