Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

23 de Março, 2021

Os Chineses comem carne humana?

Uma curiosa lenda urbana, com menos de umas décadas de existência, diz que os Chineses comem carne humana. Supostamente, e segundo dizem essas más-línguas, eles pegam nos membros mais velhos das suas famílias e, quando estes acabam por falecer, cozinham-nos. Uma variante, com uma notória intenção de difamar os restaurantes chineses, dizem que eles são mais baratos porque cozinham cão, gato, baratas, lagartixas, etc. Mas será que tudo isto tem algum fundo de verdade?

Os Chineses comem carne humana?

Em relação ao primeiro ponto, já cá contámos uma história de antepassados chineses. Caso não tenha ficado totalmente claro nessa altura, a cultura chinesa ainda pratica, de uma forma significativa, um culto dos antepassados, pelo que a ideia de consumirem o corpo de um avôzinho seria, para eles até muito mais do que para nós, completamente abominável.

Deixando então e já de lado essa estranha possibilidade sugerido pela lenda urbana, será que os Chineses comem carne humana, como se sabe - é verdade - que consomem a carne de muitos outros animais?

 

Responder a isso implica explicar um aspecto importante da cultura chinesa. Se sabemos, sem qualquer dúvida, que os Chineses tendem a comer carnes exóticas - bastará recordar-se até um dos mitos sobre a origem/criação do Coronavírus - há que esclarecer que normalmente não o fazem pelo sabor das mesmas, mas por todo um conjunto de características que na sua cultura são associadas a esses animais. Como em Portugal se pensa, por exemplo, que comer cenouras faz os olhos bonitos, ou que o porco é um animal sujo, também em terras da China existem um conjunto de associações aos diversos animais, tanto reais como mitológicos, que podem ser vistas em obras como o Clássico das Montanhas e dos Mares (山海经), uma obra muito interessante que é um misto de Geografia e bestiário. Nesse sentido, mesmo que comessem toda a espécie de animais para nós estranhos, só o fariam porque, na sua cultura, esse animal tem alguma conotação positiva - o que não é, tanto quanto conseguimos apurar, o caso das baratas ou dos seres humanos.

 

Mas, relembre-se, não é isso que diz a lenda urbana. Diz é que os Chineses podem servir nos seus restaurantes essas comidas, consideradas para nós "exóticas". O que é certamente possível, admita-se que sim, mas também é possível que qualquer outro restaurante, independentemente da sua nacionalidade, o faça. Ainda há poucos anos foi encerrado um restaurante (português) na zona de Sintra porque servia MESMO o proverbial "gato por lebre". Nesse sentido, não há qualquer prova real de que os restaurantes chineses o façam mais, ou menos, do que quaisquer outros.

 

Tudo isto se tratam, então e somente, de puras lendas urbanas, sem qualquer dúvida. Não é correcto afirmar que os Chineses comem carne humana, tal como não é absolutamente certo que os restaurantes de Portugal não sirvam, igualmente a bem do vil metal, carne humana ou de animais menos próprios. Tudo depende dos escrúpulos dos seus proprietários, independentemente da sua nacionalidade.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!