Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

09 de Dezembro, 2014

Os círculos do reino de Hades

Há algum tempo foi cá falado da Divina Comédia, de Dante. Na primeira parte da obra, esse autor italiano divide o Inferno em vários círculos, e através de uma personagem homónima vai caminhando através deles, até chegar às figuras de Satanás, Bruto, e Judas. Mas quais teriam sido as fontes de Dante para essa ideia? Será que ele criou toda essa concepção do submundo? Poderia pensar-se que sim, mas, aparentemente, isso não é totalmente verdade. Sabe-se que o autor estava familiarizado com muitos mitos gregos e latinos, alguns dos quais bastante obscuros, e entre eles poderia até estar uma concepção do submundo muito semelhante à que usa na sua obra.

 

Assim, a obra de Sérvio, referida aqui há algum tempo, associado ao canto VI da Eneida uma curiosa concepção do submundo, que, apesar de não ocorrer directamente nessa obra, o comentador parecia conhecer, e que se estruturava da seguinte forma:

1º círculo - crianças

2º - os que não conseguiram ficar vivos

3º - os que se suicidaram

4º - os amantes

5º - os homens fortes

6º - os culpados, que são punidos pelos juízes (não está claro se o autor se refere aos juízes do submundo)

7º - local onde são purificadas as almas

8º - as almas já purificadas, prestes a retornar aos corpos

9º - as almas já purificadas, mas de tal forma que vão, agora, para os Campos Elísios

 

Se esta estrutura até é diferente da presente na obra de Dante, em que as almas não parecem sequer conseguir caminhar de um círculo para outro, aqui o submundo também é mostrado como um local onde vão sendo punidas, ou purificadas, as almas dos que morrem, e poderá ter sido daí, por adaptação, que o famoso autor italiano tirou parte da sua ideia. Mas não só, até existem outras fontes com ideias semelhantes...

~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas e literatura? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!