Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

30 de Outubro, 2015

Os Trabalhos de Hércules - as éguas antropófagas de Diómedes

Pseudo-Apolodoro faz deste trabalho com as éguas antropófagas de Diómedes o oitavo na sua sequência, mas é um mito muito mais complexo do que nos poderia parecer a uma primeira vista, sendo apenas constantes dois elementos em todas as suas versões - que as éguas eram antropófagas e que o seu dono e criador, Diómedes, morreu ao defendê-las. No decurso de trama pelo menos uma figura é devorada pelas éguas; frequentemente é o próprio Diómedes a sofrer esse destino, sendo-nos dito que consumi-lo acalmou os animais, facilitando a tarefa de os transportar. Também o destino final desse equídeos varia de versão para versão, sendo elas destruídas ou consagradas aos deuses.

Se este tema parece não ter sido muito popular na arte, sabemos que existiria certamente aqui um confronto do herói com as próprias éguas e pelo menos uma figura humana a ser devorada por elas, já que esse é um elemento sempre presente nas fontes literárias. Mas, ainda assim, os seus Trabalhos ainda não tinham terminado...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!