Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

20 de Novembro, 2015

Os Trabalhos de Hércules - as maçãs das Hespérides

Para Pseudo-Apolodoro o 11º trabalho, o das maçãs das Hespérides, mas que alguns autores também dizem ter sido o último, invertendo a ordem com a captura de Cérbero. Hércules procura aqui apanhar as famosas maçãs, mas depara-se desde logo com o enorme problema de descobrir a sua localização concreta. Após diversas viagens, em que usa (novamente?) a taça de ouro de Hélio que já foi referido no mito anterior, salva Prometeu da água que o atacava todos os dias. É nessa sequência que o titã o aconselha a não continuar a procura por si mesmo, mas sim pedir a Atlas que as traga; este acede em fazê-lo, mas depois do filho de Alcmena tomar o globo do mundo nas suas costas volta atrás na sua palavra, escapando Hércules da árdua tarefa através de um pequeno subterfúgio.

 

Há que também ter em conta a existência de versões menos conhecidas, em que o herói procura as maçãs por si mesmo, acabando por derrotar, de alguma forma, um dragão que as guardava. Mas, por agora, os seus Trabalhos ainda não tinham terminado...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!