Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

Édipo e o enigma da Esfinge

Édipo e a Esfinge

Um dia, às portas da cidade de Tebas, um misterioso jovem encontrou-se frente-a-frente com um horrendo monstro. O nome do primeiro era Édipo, e a segunda era a Esfinge. Agora, este podia ser um confronto mitológico como tantos outros, mas em vez de o atacar fisicamente, a Esfinge propôs a Édipo que este resolvesse um enigma, aquele que nos ficou conhecido apenas como Enigma da Esfinge, sob pena de ser devorado, caso a sua resposta estivesse erradas. O enigma colocado a Édipo mantém-se famoso nos nossos dias e aparece nos mais diversos livros e programas de televisão, mas na Antiguidade parecem ter existido diversas versões desse enigma que lhe foi colocado pela Esfinge. A de hoje provém de um autor pouco conhecido chamado Asclepíades, que faz a Esfinge dizer estas palavras ao heróico Édipo - Com dois e quatro e três pés sobre a terra, tem uma só voz, e de entre todos aqueles que existem na terra ou no ar ou no mar só ele muda de forma. E quando é suportado em três pés, a força dos seus membros é mais fraca.

 

A resposta ao enigma é sobejamente conhecida - trata-se do homem - mas esta versão permite-nos, essencialmente, notar que a versão mais famosa e mais simples do enigma não era a única que existia, estando provavelmente a resposta, bem como parte do enigma (a referência aos 2, 3 e 4 pés), muito bem assente na trama mitológica que opunha Édipo à Esfinge.

~~~~~~~
Se gostam destes temas podem ir recebendo as nossas novidades, de forma rápida e gratuita, introduzindo o vosso e-mail abaixo e confirmando a subscrição: