Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

06 de Abril, 2020

"Panchatantra", um texto da Índia

Falar do Panchatantra implica igualmente inseri-lo num contexto. Na cultura ocidental há um livro que teve e tem um impacto profundo na forma como são vistos os vários animais, e esse livro é o das muitas fábulas atribuídas a um Esopo. Porém, existem muitas outras obras semelhantes por todo o mundo, e uma das mais significativas e populares é um texto provindo de terras da Índia e compilado há mais de 2000 anos chamado Panchatantra.

Uma história contida nesta obra

Essencialmente é uma colecção de histórias morais, em que intervêm animais e personagens humanas. Porém, de entre as muitas coisas que as distinguem das fábulas de Esopo, um elemento muito significativo é o facto dos seus cinco livros conterem uma história principal cada, na qual depois vão surgindo as mais diversas histórias secundárias, por vezes até com sub-relatos que surgem no interior de outros. Em todos os casos, surgem num determinado contexto e pretendem ensinar ao leitor uma qualquer lição relevante para a trama. Esse aspecto até torna o texto mais interessante, na medida em que não se está somente a ler um conjunto de fábulas separadas, mas sim uma história contínua em que elas vão surgindo de uma forma bastante natural.

 

E de que falam estas fábulas? Dos homens, dos animais, e dos muitos desafios que nós próprios podemos ir encontrando nas nossas vidas. São hoje quase tão actuais como na altura em que foram transcritas da sua forma oral, existindo algumas que necessitam de algum conhecimento básico da cultura hindu, como no caso da fábula do "Alfaiate e da Princesa", em que o primeiro se disfarça do deus Vishnu para se mostrar merecedor do amor da segunda.

 

Para terminar, que tal uma outra curiosidade? Apesar do conteúdo de algumas das fábulas não ser apropriado para crianças, também existem múltiplas edições do Panchatantra especificamente para crianças, tal como acontece com as fábulas de Esopo, e que podem ser facilmente encontradas numa pesquisa online. Mas, este não é um livro só para crianças - tanto elas, como os adultos seus pais, têm muito para aprender com a leitura destas fábulas, e fica então aqui essa sugestão de leitura, a que voltaremos daqui a alguns dias.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!