Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

17 de Junho, 2025

Poço Zamzam: A Fonte Milagrosa da Fé Islâmica

Explicado de uma forma extremamente simples, o Poço Zamzam é uma fonte de água a que são atribuídos alguns poderes milagrosos, como acontece, por exemplo, em Lourdes. Por isso, tal como nas nossas culturas ocidentais algumas pessoas gostam de possuir uma pequena garrafa de água de Lourdes, Fátima, ou Compostela, na cultura islâmica existe uma ideia de que se deve possuir alguma água do Poço Zamzam, localizado na cidade de Meca. Portanto, o tema de hoje foca-se na sua história.

A história do Poço Zamzam

Segundo a história islâmica, este poço foi inicialmente descoberto, de uma forma miraculosa, por Agar e Ismael quando estes se encontravam num deserto próximo do que se viria a tornar, muito mais tarde, a cidade de Meca. Dependendo da versão, esse milagre teve lugar ora quando Ismael arrastou o seu pé pelo chão, ou por intervenção divina na figura do Arcanjo Gabriel, e depois Abraão mandou construir um pequeno local de culto nessa localização.

Mas, inesperadamente, esta é também uma história a dois tempos. Anos depois, numa altura agora incerta, o poço desapareceu. Diz-se que secou, potencialmente por punição divina... até que, vários séculos mais tarde, o local foi reencontrado pelo avô de Maomé, com algumas versões a atribuírem-lhe sonhos proféticos nos quais lhe era revelado este local, bem como outras coisas que, apesar de intrigantes, raramente têm grande relevo nos relatos.

 

O poço a que se refere esta história ainda hoje pode ser encontrado a uns escassos 20 ou 30 metros da Kaaba - ou Caaba - islâmica, e no local existe a tradição de se beber água do local, mas de um ponto de vista das histórias que levaram a esta publicação, o mais interessante é provavelmente o facto de toda esta história estar pejada das mais diversas versões. Com a excepção do facto do avô de Maomé estar, de alguma forma, relacionado com a descoberta - ou redescoberta, segundo outros autores - do local, parecem ter existido, e continuar a existir, todo um conjunto de relatos, mais ou menos divergentes, sobre como este local se tornou popular e importante nas crenças islâmicas. Não nos cabe a nós dizer qual é a versão correcta, se é que a existe, até pela distância temporal dos vários eventos, mas a trama que relatámos acima parece encontrar-se entre as mais estáveis, e daí a referência que lhe fazemos hoje.

 

Será que as águas do Poço Zamzam têm capacidades miraculosas, como alguns o dizem? Talvez possamos responder a essa questão de uma forma indirecta - será que as de Lourdes, ou de qualquer outro local religioso por esse mundo fora as tem? A resposta fica para quem for ler estas linhas do dia de hoje...

Gostas de mitos, lendas, livros e curiosidades antigas?
Subscreve grátis e recebe os nossos novos artigos por e-mail!