Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

17 de Março, 2025

Porque é Poseidon o deus dos cavalos?

O tema de hoje, relativo a Poseidon como deus dos cavalos, tem de ser introduzido com uma pequena história mais pessoal. Há cerca de 15 anos dois colegas decidiram fazer um pequeno evento no Jardim Botânico de Coimbra, que passou por juntar diversas pessoas com interesse na Mitologia Grega e passarem dois dias a discutir temas mais complicados, como "porque se dizia que Hera tinha olhos de vaca?" (o que até tem uma explicação interessante, mas que ficará para outro dia.) Alguns desses temas até puderam ser levados à sua conclusão, outros continuam sem uma resolução real até aos dias de hoje, mas entre um dos mais notáveis contava-se a identificação de Poseidon como deus dos cavalos. Sim, ele é deus dos mares e tem um tridente com o qual causa terramotos, ambos esses elementos aparecem repetidamente em diversos mitos dos tempos da Antiguidade, mas de onde vem a sua associação às criaturas equídeas?

Porque é Poseidon o deus dos cavalos?

De acordo com um mito quase perdido, apenas preservado num breve escólio (e com alguns elementos menos apropriados para o público mais jovem), em dada altura da história da humanidade os cavalos pura e simplesmente ainda não existiam. Depois, quando o deus Poseidon se masturbou nos seus domínios aquáticos, parte da substância que foi libertada do seu corpo caiu numa pedra e dela brotou o primeiro de todos os cavalos, de nome Cífio. Quase ao mesmo tempo, quando uma onda passou por esse mesmo local, arrastou parte da mesma substância para as profundezas dos mares e dela nasceram também os chamados "cavalos marinhos", com a parte superior da criatura original e a inferior semelhante a um peixe, que o mesmo deus depois passou a utilizar como os transportadores do seu domínio.

 

É uma história relativamente breve e muito interessante... mas até que ponto é ela real? Terá sido, como é demasiado fácil supor-se sem grandes provas, uma história de tão grande antiguidade que foi progressivamente esquecida, ou deixou de ser contada, ao longo do tempo? É bastante provável que sim, por três grande razões:

Primeiro, a referência à espuma das ondas do oceano como geradoras de vida terrena aparece em diversas obras da Antiguidade, e portanto faz um certo sentido associá-las à semente vital do deus dos mares.

Em segundo, até nos chegaram outros mitos em que coisas muito semelhantes a estas têm lugar, e.g. o antigo mito de Erictónio, demonstrando um padrão que nos poderá parecer estranho, mas que tem um fundamento concreto nos mais antigos mitos dos Gregos.

E em terceiro, existem casos em que os autores romanos admitem explicitamente que algumas sequências de dados mitos mais antigos já lhes causavam um certo desconforto (e.g. o que anteriormente escrevemos sobre o mito de Órion), explicando-se uma possível razão pela qual todos pareciam conhecer esta divindade como associada aos cavalos, mas sem que a história fosse recordada.

Como tal, é de facto muito possível que este breve mito tenha captado, pelo menos, a parte substancial de uma antiga história dos Gregos que foi sendo perdida ao longo dos séculos, mas que em tempos mais antigos explicava a razão pela qual o deus Poseidon também era a divindade associada aos cavalos. Existem outras, mas foi esta a que se contou há todos aqueles anos atrás, entre muitas outras histórias sobre outras questões menos simples nos mitos dos Gregos...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!