Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

30 de Dezembro, 2014

Porque tem Poseidon/Neptuno um tridente?

Sempre que o deus grego Poseidon, conhecido como Neptuno entre os Romanos, aparece representado na iconografia ou na literatura da Antiguidade, tem consigo um tridente. Incontáveis são os mitos em que ele faz uso desse mesmo tridente para causar terramotos, mas qual é a simbologia desse seu famoso instrumento? Porque tem Poseidon/Neptuno um tridente?

 

Um dado comentador de mitos da Antiguidade revela uma (possível) razão para este símbolo do deus - o tridente era um símbolo da tripla virtude da água, já que esta fluía, era fértil, e era potável.

 

Tenha-se, porém, em conta que esta era exclusivamente a opinião de um comentador, que poucos outros autores repetem, e, portanto, pode até apenas ser uma mera conjectura do simbolismo deste aspecto de Poseidon e Neptuno. Essa ideia até faz especial sentido se percebermos que o mesmo comentador também associa elementos triplos a outros deuses, como Júpiter e Plutão, dando ao primeiro um raio de três pontas e ao segundo o famoso cão de três cabeças, justificando este último como um símbolo da morte por natureza, com uma causa, ou por mero acidente.

 

O que dizer então do tridente do deus dos mares, a que os Gregos chamavam Poseidon mas os Romanos Neptuno? Até é bem possível que, originalmente, existisse um mito em que o deus obtém esse seu instrumento guerreiro, mas essa história já não nos chegou. Como tal, para nós, o tridente de Poseidon é somente um aspecto elementar do deus, que depois até chegou aos nossos dias nas mãos do Diabo.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!