Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

01 de Setembro, 2012

Porque uma ferradura dá sorte?

Na nossa cultura ocidental existem todo um conjunto de ideias supersticiosas que se crê que nos podem ajudar na vida diária. Uma das mais famosas é a ideia de que uma ferradura dá sorte, como ainda se acredita nos nossos dias. Ora, em termos de certa brincadeira podemos dizer que ela certamente não a deu aos animais que normalmente a carregam, mas de onde vem essa ideia de que um objecto como este tem poderes para influenciar a nossa vida?

Será que uma ferradura dá mesmo sorte?

Se crenças semelhantes já existiam na Antiguidade, na nossa cultura a ideia de que uma ferradura dá sorte provém de uma lenda da Idade Média. Ela diz-nos que um determinado santo - Dunstano da Cantuária ou Elói, entre outras possíveis versões - era ferreiro, antes de se tornar religioso, e que nessa altura o Diabo se aproximou dele e lhe pediu que arranjasse uma das ferraduras que usava nos pés (supõe-se, naturalmente, que ele tivesse aqui a forma animalesca que ainda lhe atribuímos hoje). Quando o fez, o mafarrico sentiu tantas dores que achou que nunca mais voltaria a andar, e pediu por tudo ao futuro santo que lhe removesse o que ainda agora tinha instalado. E o ferreiro assim o fez, como é claro, mas não sem que antes fizesse um pequeno pedido - o Diabo nunca mais deveria fazer o seu mal nos locais em que existisse uma ferradura, explicando-nos toda esta superstição dos nossos dias.

 

Não importa, nesse sentido, a forma como ela é colocada ou usada, ou mesmo o número de furos que tem (a presença de sete em muitas dessas superstições deve-se somente ao facto de se tratar de um número simbolicamente mágico, como também o são o três e o 13). Basta a sua presença, supõe-se, para que um dado local fique completamente protegido de influências malévolas, acreditando-se então que são os demónios que causam o mal ás pessoas.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!