Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Imagem do Diabo com o seu tridente

Quando pensamos na figura do Diabo, porque é que tendemos a imaginá-lo com um tridente (ou uma forquilha) na mão? Esta questão foi-nos inspirada por uma pesquisa recente, em que um qualquer leitor brasileiro se perguntava - "Poseidon pegava almas com o tridente?". Posto de uma forma muito simples, não, o deus grego dos mares não o fazia. Na Mitologia Grega não existe qualquer tipo de ligação entre Poseidon e as almas dos mortos, sendo estas últimas mais ligadas a Hades, deus dos mortos, por razões óbvias. Mas então, de onde terá vindo essa pergunta?

 

Bem, a figura cristã do Diabo tende a ser representada com um tridente nas mãos em virtude de se tratar de uma criação fictícia que nasceu da fusão de vários elementos pagãos, entre eles o instrumento guerreiro que Poseidon costumava carregar sempre consigo. Depois, ao longo dos séculos, foram sendo associadas ao Diabo novas características que nem sempre têm qualquer espécie de fundamento bíblico, como o facto de ele capturar almas de uma determinada forma. Assim se chegou, a longo prazo, à figura do Diabo como a temos hoje em dia, vermelha, com um tridente na mão, com pés de cabra e cornos (como os Sátiros), e assim sucessivamente. O tridente que ele usa na mão é, nem mais nem menos, aquele que um dia o deus Poseidon, conhecido entre os Romanos como Neptuno, também costumava usar.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!