Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

11 de Março, 2020

Qual a origem e significado da expressão "macaco de imitação"?

Três Macacos

Sobre a origem e significado da expressão macaco de imitação, contaram-nos esta pequena história há alguns dias. Segundo a pessoa, teria existido, em outros tempos e terras da África, um homem que vendia chapéus. Um dia, adormeceu debaixo de uma árvore e uns macacos que residiam na mesma roubaram-lhe os muitos produtos que ainda tinha para venda. Desconhecendo como os poderia recuperar, num gesto de completa frustração e rancor atirou o seu próprio chapéu ao chão, levando, inesperadamente, a que os macacos fizessem o mesmo. Recuperou então os seus chapéus e foi à sua vida.

 

Terá sido esta história, ou uma a ela semelhante, a origem da expressão "macaco de imitação", ou macaquinho de imitação? O facto de ela também existir em outras línguas, associada a diferentes animais - recorde-se, por exemplo, o termo inglês copycat - pode dar a entender que deriva do hábito que diversos animais têm de copiar as acções dos outros, sejam eles os da própria espécie (como no caso do gato), ou de outras (como no macaco). No caso português acima, a semelhança entre o macaco e o próprio ser humano é notável, sendo possível que esta história, ou uma outra a ela semelhante, tenha sido inventada para tornar essa semelhança ainda mais notável.

~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas e literatura? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!