Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

20 de Maio, 2025

Qual é a Origem dos Palhaços?

Falar-se aqui sobre a origem dos palhaços vem de uma pequena coincidência que tomou lugar há algumas semanas. Por vezes contactam-nos em privado para nos pedirem uma opinião sobre determinados livros. Isso aconteceu, recentemente, com uma obra chamada The Nephilim Looked Like Clowns. Já cá falámos antes desses tais Nefilins, como eles são chamados em Português, mas iremos então aqui começar pelo livro, antes de avançar para o tema principal a ele associado...

Qual a origem dos Palhaços?

Sobre o livro "The Nephilim Looked Like Clowns"

A uma primeira vista, este livro e toda a ideia que ele defende pode parecer uma loucura. O próprio autor o admite, num dos seus seus primeiros capítulos. E depois, à medida que vai apresentando a sua teoria, surgem pelo caminho algumas coisas mais malucas do que outras. Nem todas têm um suporte forte e credível, mas de uma forma muito simplificada toda a ideia passa pelo seguinte - os tais Nefilins, segundo este autor, foram os descendentes de Caim, aquela figura bíblica que matou o próprio irmão (i.e. Abel), e causaram muitos problemas à humanidade até ao Dilúvio Universal. Depois, nessa altura morreram fisicamente, evoluíram para terem formas mais espirituais e animalescas, e foram adoptando as mais diversas formas. Tornaram-se, por exemplo, Sereias, Sátiros, e outros seres que tais, por temerem os humanos começaram a viver em locais de difícil acesso, etc. Sob a forma de demónios ou seres da floresta, inspiraram a criação da figura de Arlequim, que por sua vez inspirou a maquilhagem dos palhaços nos nossos dias, e portanto... segundo a ideia defendida neste livro The Nephilim Looked Like Clowns, ao longo dos tempos umas figuras pré-bíblicas hoje já quase esquecidas foram, diz-nos o autor, a derradeira origem por detrás dos nossos palhaços. 

Mas será verdade? Ou é tudo uma fantasia louca do autor, um tal Paul Stobbs? A resposta parece passar mais pelo segundo do que pelo primeiro caminho, já que quem perceber dos temas que vão sendo citados poderá notar, aqui e ali, falhas importantes. Por exemplo, segundo o autor, os nossos palhaços têm essa sua maquilhagem branca porque ela deriva da "Marca de Caim", a identificadora de prole desse vilão, que recorrendo a este e aquela fonte, quando lida de uma forma muito oblíqua, lá revelam esse suposto facto. E talvez a ideia convença quem percebe menos dos assuntos em apreço? É provável, mas não é uma obra muito fiável, já que o autor até tem de citar diferentes traduções para as mesmas sequências e obras de forma a tentar encontrar alguma que lá sugira o que ele quer. E portanto, deixando então este livro The Nephilim Looked Like Clowns de lado, qual é mesmo a verdadeira origem dos palhaços?

 

Qual é (mesmo) a Origem dos Palhaços?

Sabemos que, de facto, no seu cerne a represenção física dos palhaços vem da tal figura de Arlequim da "Commedia dell'arte" italiana, mas ela só se tornou muito mais comum já em inícios do século XIX, com um senhor inglês de nome Joseph Grimaldi e o seu alter-ego, um palhaço de nome "Joey". Mas o porquê de ambos se representarem com uma pele muito branca não é fácil de perceber... talvez tenha sido uma mera convenção pictórica, ou pelo facto, se considerarmos que aquela primeira figura era originalmente um emissário do Diabo, ele provavelmente vivia na escuridão e obteve, como é natural, uma pele pouco ou nada queimada pelo sol. Faz um certo sentido.

Ao mesmo tempo, a outra metade que compõe a origem dos palhaços, i.e. as suas acções divertidas, parece vir ainda de tempos da Grécia Antiga, dos chamados "dramas satíricos", em que os Sátiros tinham uma espécie de papel de divertidores do público, quanto mais não fosse pelo seu aspecto animalesco.

Portanto, se pensarmos bem no assunto, parece que a Origem dos Palhaços vem de uma tentativa de representação do "outro", daqueles figuras que são invulgares nas nossas sociedades, seja pela sua forma física ou pelas suas acções fora do comum. Agora, se isto quer dizer que é mesmo possível ligá-los aos Nefilins mencionados na Bíblia... não, nem por isso, já que o caso apresentado no livro que mencionámos acima tem imensas fragilidades. Talvez seja, portanto, mais correcto dizer-se que este é um daqueles temas para os quais existem várias teorias mas poucas certezas comprováveis...

Gostas de mitos, lendas, livros e curiosidades antigas?
Subscreve grátis e recebe os nossos novos artigos por e-mail!