Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

30 de Setembro, 2021

Quem são o Casal Mistério? Hoje revelamos a verdade!

Hoje apresentamos um tema mais ligado aos nossos dias - Quem são o Casal Mistério? É altura de se divulgar a verdade, até porque as pessoas têm todo o direito do mundo em saber o que se esconde por detrás do que consomem, ainda para mais quando há uma tentativa muito continuada de lhes enfiar determinados conteúdos promocionais pela goela abaixo. Caso contrário, seria o mesmo que dizermos muito bem de determinados livros só porque fomos pagos para tal, algo que nunca aconteceu aqui e nem deixaríamos que acontecesse. Contudo, convém alertar que esta será uma publicação longa, pela necessidade de explicar todos os passos que conduziram às informações em questão - quem preferir algo mais rápido, basta saltar para o parágrafo final, que começa com "Em suma"...

Quem são o Casal Mistério?

Assim sendo, para falarmos de quem são o Casal Mistério, volte-se um pouco atrás no tempo. Quando escrevemos sobre a censura no Sapo Blogs, uma das coisas mais fascinantes que encontrámos foi uma referência a uns certos "critérios editoriais" de natureza muito vaga. Sendo então incapazes de os obter directamente, estabelecemos uma parceria com uma pessoa que percebe de programação informática e ele criou uma pequena aplicação que vai registando as publicações publicitadas pela plataforma do Sapo Blogs. Isso deu-nos um conjunto de dados muitíssimo interessantes, já que nos permitem inferir aqueles tais "critérios editoriais" - que vão desde o facto de uma determinada página ter tido oito publicações distintas promovidas num só mês; passando pelo facto de publicações sobre o Sporting serem mais promovidas que as dos restantes clubes de futebol; ou que publicações que insultam uma minoria dos leitores são vistas como dignas de serem promovidas; e até a existência de uma estranha promoção ocasional de conteúdos de natureza puramente comercial (ver abaixo); entre muitas outras curiosidades...

Promoção de promoção de marca de roupa no Sapo Blogs

Onde entra então o Casal Mistério em tudo isto? No último mês essa página foi promovida diversas vezes, sempre com receitas culinárias, e respectivas fotografias, que os autores admitiram terem retirado de espaços estrangeiros. Se, do ponto de vista ético, isso nada tem de ilícito (porque eles dizem de onde retiraram esses conteúdos), também contrasta significativamente com os tais "critérios editoriais" dos blogs do Sapo.

E isto intrigou-nos demasiado. Ou as tais regras andam mesmo de férias - mas só para alguns... - ou havia aqui o proverbial "sapo escondido com a língua de fora". Se o espaço em questão tem um ficheiro Ads.txt com dados semelhantes aos do portal Sapo, é porque os dois estão de alguma forma ligados. Mas, ao mesmíssimo tempo, quem verificar a página de parcerias da marca Sapo, disponível aqui, vê que muitos outros parceiros aparecem lá... mas este não. Ou seja, o blog em questão tem algumas características impossíveis sem uma parceria com o Sapo, mas os dois não parecem ser parceiros. "Que estranho"!

Quem escreve afinal esse espaço?

Continue-se. O espaço deste Casal Mistério, apesar de estar indisputavelmente associado ao Sapo Blogs, tem também uma loja online própria. Infelizmente, a mesma não tem um ficheiro Ads.txt associado (o que nos teria poupado imenso tempo), mas por motivos legais tem de ter um NIF, morada, contactos, etc. E então fomos obtê-los, porque eles estão disponíveis ao público de uma forma legal.

 

Depois, procurando saber quem são o Casal Mistério, fomos então seguindo essas informações e chegámos a dois nomes (curiosamente casados com separação de bens), bem como a um apartado e uma empresa, todos eles sediados no distrito de Lisboa (a falta de informação mais precisa é aqui intencional, para evitarmos meter-nos em chatices). A empresa foi constituída em Março de 2015 e dedica-se à "criação, edição, produção e gestão de sites de crítica de culinária, restaurantes, hotéis, bares e bebidas. (...) Produção de conteúdos para todo o tipo de publicações digitais e não digitais. (...)", entre outras coisas. O que não teria nada de especial, qualquer pessoa nos poderia responder "ah, foi o tal casal que abriu essa empresa, como é óbvio", não fosse o facto muitíssimo interessante de termos encontrado uma pessoa que trabalhou lá, mais especificamente no blog em questão, tendo até feito "content management" para esse espaço:

Colaboradora do Casal Mistério

Explique-se, para quem não perceber muito destas coisas - supostamente, uma pessoa externa a estes cônjuges fez "gestão de redes sociais" e "produção de conteúdos" - é mesmo assim que ela lhe chama, no seu CV - para uma empresa directamente associada a esta marca, enquanto que o respectivo blog apregoa muito abertamente que "O Casal Mistério não revela a sua identidade a ninguém (...) [e] é o autor de todos os textos publicados no blog. (...) Os textos não são mostrados previamente a ninguém e não sofrem alterações de ninguém. (...)" - e isto quando, na verdade, uma pessoa externa até já fez um estágio a escrever esses mesmos textos!

 

Para quem ainda não veja nada de errado nisto, a mesma página do blog, de título "esclarecimento: as fraudes à volta do casal mistério", diz também que o espaço "não faz publicidade a restaurantes ou hotéis. Acreditamos que só a total independência em relação às marcas de restaurantes e hotéis nos permite fazer uma crítica absolutamente isenta, honesta e genuína (...) "... mas, apesar dessa "promessa", o espaço também publica, ao mesmíssimo tempo, temas como o reproduzido abaixo, publicitando espaços hoteleiros aos quais até admite explicitamente que ainda não foi, o que é, sem qualquer dúvida, "muito isento":

Casal Mistério a publicitar um hotel no Guicho

Mas também não vêem nada de errado nisto? Tente-se então outra opção - quem perceber de Letras a um nível académico mais elevado saberá que existem formas internas de verificar se dois textos foram escritos por uma mesma pessoa. Isto acontece porque cada pessoa escreve da sua forma particular, com certas densidades de palavras, com alguns "vícios" e hábitos, etc. No espaço do Casal Mistério existem indicações internas que parecem comprovar uma autoria do espaço por um número de intervenientes que é superior a dois - e em algumas publicações até notavelmente superior a três!

 

Se isto continua sem vos cheirar a esturro, pergunte-se - será que o "Pedro", o tal senhor do Sapo Blogs de que falámos anteriormente, sabe de toda esta prática um tanto ou quanto enganadora dos leitores? De acordo com a informação do próprio Sapo Blogs sobre potenciais parcerias, "as receitas geradas por essa publicidade [derivada de uma parceria] são depois repartidas com o autor do blog". Se existiu essa tal repartição de fundos, ou ela foi feita ilicitamente, ou teve de existir uma declaração às Finanças, com dados legais e um determinado NIF. Espera-se, nesse sentido, que ninguém queira insultar a inteligência dos leitores e dizer que ninguém sabia que nada de estranho se passava...

 

Mas, caso alguém até queira mesmo achar que toda a gente está sempre muito distraída e com a cabeça na lua, quando o espaço começou, em finais de 2013, fê-lo sem uma introdução real - uma prática comum nos espaços pessoais - e com um esquema de conteúdos já totalmente formado, como é comum em espaços que foram muito pensados, planeados e desenvolvidos antecipadamente.

Nesse momento, o primeiro comentador da primeira publicação do Casal Mistério - e, na altura, o único durante uma semana de publicações contínuas - até foi o tal "Pedro" (relembre-se que ele "só" é o tal colaborador do Sapo Blogs que agora escolhe os espaços que são promovidos), que então se referiu ao primeiro tema publicado como... vejam por vocês mesmos:

Comentário de Pedro Neves

Ou seja, tendo nessa altura ainda menos de cinco publicações, o espaço já estava destinado ao sucesso e com o apoio - "completamente imparcial", claro está - de quem define o que vai sendo promovido.

 

Depois, em 2019, aquando de uma alteração gráfica significativa do espaço, os autores admitiram explicitamente que "a implementação [do novo 'look'] é da responsabilidade do incansável Pedro Neves, do Sapo Blogs, que coordenou todo o processo e, mais uma vez, teve uma paciência de santo para nos aturar", dando a perceber que já colaboraram juntos e que até se conhecem bastante bem.

Por isso, relembrando então uma expressão famosa da Antiguidade, "nos amigos tudo em comum" (amicorum communia omnia), naquela prepotência tão comum em terras de Portugal. Nesse seguimento, torna-se evidente e muito natural que esse espaço seja promovido de forma repetida e acima de qualquer regra estabelecida, e, num sentido muito jocoso, temos até alguma dificuldade em duvidar que umas garrafas de um azeite recém-promovido nesse espaço não passem ocasionalmente de mão em mão... numa daquelas amizades tão desinteressadas e puras como a de Carlos Santos Silva por José Sócrates, claro está!

Azeite do Casal Mistério

Em suma, quem são o Casal Mistério? Não podemos dizer aqui os seus nomes, mas podemos colocar a nossa melhor resposta da seguinte forma - se quiserem acreditar que os autores são, e sempre foram, um certo casal misterioso (e quem não adora um bom mistério?!), como explicam que eles tenham sido apoiados pelos responsáveis do Sapo Blogs desde a primeira publicação; que façam parte do portal do Sapo mas não apareçam na página de parcerias; que tenham associada uma empresa em que já trabalhou pelo menos uma pessoa a fazer produção de conteúdos para o blog; que promovam espaços e eventos aos quais nunca foram; que provas internas das suas publicações denotem uma autoria múltipla mas superior a dois intervenientes; e que uma mera cópia de receitas de locais estrangeiros seja considerada digna de ser repetidamente promovida pelo portal português? Para bom entendedor meia palavra basta, e agora só é mesmo enganado quem quer sê-lo...

 

 

P.S.- E depois existem coisas como estas, em que o Sapo é literalmente pago para publicitar marcas externas por intermédio do tal Casal Mistério. Surpreendentemente "isento e acima de qualquer mais pequena suspeita", claro está!

Casal Mistério, um produto Sapo!

Gostas de mitos, lendas, literatura ou curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é gratuito e poderás aprender muitas coisas novas!