Sangue azul, origem e significado
Numa obra recente, em dada altura o Príncipe Harry de Inglaterra interroga-se sobre a origem e significado de sangue azul. Confrontando-se com a cor do seu próprio sangue, nota que ele era vermelho, tal como o das outras pessoas que conhecia. O que faz sentido, porque o sangue da nobreza é igual ao dos comuns mortais, mas se assim o é, e se assim o pode ser verificado factualmente na vida real, de onde vem então essa expressão, que ainda é sobejamente conhecida nos dias de hoje, ao ponto de até aquele filho da Princesa Diana se admitir interrogativo sobre ela?
A ideia deste "sangue azul" sempre esteve ligado à nobreza, o que nos permite compreender que é um conceito com já alguns séculos. Nesse seguimento, e a acreditar-se numa estratificação da sociedade em três ou quatro partes - povo, clero e nobreza, a que alguns adicionam também a burguesia - torna-se claro que essa característica vem de "algo" que apenas pertencia aos escalões mais elevados da sociedade. E, seguindo depois essa mesma ideia, pode então chegar-se tanto à origem como ao significado da própria expressão - em outros tempos a nobreza era vista como tão afastada das lides físicas que raramente apanhava sol, possuindo portanto uma pele muito clara, quase branca, em que a presença de veias bastante visíveis, frequentemente de cor azul, dava a supor que, contrariamente ao sangue (bem vermelho) das classes mais baixas, o seu não possuía a mesma cor, mas era, isso sim e em alternativa, azulado.
Claro que essa ideia do sangue azul era do povo e para o povo, habituado a ver o seu próprio líquido vital mas tão desabituado a vê-lo nas classes mais altas, fazendo-o acreditar que a distinção física entre eles até se estendia ao próprio líquido da vida. Hoje já sabemos que isso é tudo mentira, são quase inexistentes quaisquer pessoas que possuam esse outrora afamado sangue de outra cor*, mas a metáfora escondida por essa ideia nunca foi esquecida. Portanto, hoje, fala-se de sangue azul não tanto com esse sentido original de outrora, mas com um novo significado - o de nobreza, de alguém (superiormente) diferente da generalidade das pessoas, talvez até seguindo-se a ideia dessa pessoa estar muito pouco habituada ao trabalho manual, mas já nem sempre com aquele vestígio físico, tão comum nos tempos de outrora, uma pele tão parece que parece translúcida.. até porque, hoje, a dar-se uma cor de pele às classes mais altas, talvez fosse a castanha, tão torrada pelos banho de praia e de piscina que só quem não trabalha muito a poderia conseguir obter todo o ano.
Assim se explica também a origem e significado de sangue, como de muitas outras expressões que cá fomos e vamos falando ao longo do tempo...
*- Fomos alertados nos comentários que parecem existir doenças bem reais associadas a este nome. Uma delas parece causar sangue azulado, enquanto que a hemofilia é conhecida por "doença do sangue azul" por, segundo uma espécie de lenda, ter nascido no seio da nobreza britânica. É possível que até existam mais, mas frise-se que Medicina não é, de todo, uma das nossas áreas; iremos inquirir mais sobre o tema e, no futuro, talvez este artigo volte a ser actualizado.