"Lana Caprina", origem e significado
Que a expressão lana caprina significa algo de pouca importância já muitos certamente saberão (o quê, ainda não sabiam? Então podem ver, por exemplo, este artigo), mas qual é mesmo a origem de toda essa curiosa expressão?
Segundo Erasmo de Roterdão, a expressão lana caprina nasceu de uma disputa entre duas pessoas que, acerrimamente, discutiam se uma determinada cabra estava coberta de lã ou de pêlo - um tema de muito pouca importância, como facilmente nos podemos aperceber - e a situação poderá ter parecido tão absurda a todos os demais que acabou por gerar esta expressão e o seu uso, que ainda é comum nos nossos dias de hoje.
O autor, infelizmente, não nos diz que fontes literárias utilizou para obter essa sua informação, mas a expressão já era motivo de alusão numa das epístolas de Horácio, sendo provável que fosse bem mais conhecida entre os estratos mais baixos da população da altura, e depois o seu uso diário se tenha ido prolongando ao longo dos muitos séculos, até porque a expressão latina por detrás da nossa ainda se diz precisamente como no tempo dos Romanos - de lana caprina!