"Sobre o Cosmos", de Pseudo-Aristóteles e Apuleio
O texto Sobre o Cosmos merece ser referido aqui em virtude de alguém - que se identificou, falsamente, como Aristóteles - ter escrito sobre esse tema em Grego Antigo, e depois esse seu texto ter sido traduzido para Latim por Apuleio, o famoso autor do Burro de Ouro. As duas obras, nos seus originais respectivamente Περὶ Kόσμου e De Mundo, são muito semelhantes, com a excepção de algumas breves adaptações que parecem ter sido feitas para os leitores latinos.
Mas de que falam elas? Essencialmente, apresentam-nos a visão que os Gregos da Antiguidade tinham do seu mundo, em particular como imaginavam que as coisas funcionavam - o tratado começa com algumas considerações sobre o mundo, depois continua com elementos relativos à Física, e termina com referências a uma derradeira figura divina.
Mas, para quem estiver mais curioso face à relação real entre as duas obras, e como se ligam textualmente, há pouco tempo foi feita uma tradução paralela de ambas, que pode ser vista no site oficial e numa página da Academia.edu.