Sobre o jogo "God of War"
Nos últimos dias, tive finalmente a oportunidade de jogar mais um jogo com conteúdo retirado da mitologia grega, chamado God of War ", o qual está disponível para a consola Playstation 2.
Apesar de se tratar de um jogo demasiado violento, é interessante constatar o aparecimento de figuras como hidras (o herói chega a fazer uma viagem ao interior da mesma), minotauros , hárpias , sereias e medusas, entre muitas outras. Apesar do modo como essas figuras são representadas não ser totalmente fiel (por exemplo, Hades é mostrado como um ser monstruoso), é interessante poder ver o modo como as mesmas foram adaptadas, para terem um carácter mais guerreiro.
Ainda assim, o herói chega a interagir com diversos deuses da mitologia grega, os quais o ajudam durante toda a aventura, ou simplesmente nela aparecem, como é o caso do titã Cronos. Através desses deuses, é ganha a hipótese de atirar raios de Zeus, usar a cabeça da medusa para petrificar inimigos ou respirar debaixo de água, uma habilidade oferecida pelo tridente de Poseídon. Aparecem, ainda, objectos como a tão conhecida Caixa de Pandora, que acaba por desempenhar um papel importante na história.
No final, existe ainda um confronto contra o próprio deus da guerra, Ares, que acaba por servir como antagonista ao personagem principal, por razões explicadas durante a aventura.
Muito infelizmente, tenho de desaconselhar este jogo a todos aqueles que gostem de mitologia. Apesar da aventura estar bem escrita, os cenários serem, geralmente, fieis à época e o jogo apresentar um ou outro pormenor interessante, em termos do uso da mitologia, é também incrivelmente violento, ao ponto de ter recebido a classificação de "Para Maiores de 18 anos". Existem cenas demasiado violentes, com o herói a decapitar minotauros , arrancar cabeças a medusas, matar pobres inocentes, centenas de litros de sangue a jorar de tudo quanto é sítio, entre muitas outras coisas do género.
Ainda assim, quem quiser saber mais sobre o jogo, pode visitar o site do mesmo, disponível aqui .