Sobre os Quatro Elementos - Água, Terra, Fogo e Ar
Num comentário relativo ao post anterior foi-me pedida informação sobre os deuses que representavam os quatro elementos, normalmente considerados - na cultura ocidental - como Água, Terra, Fogo e Ar na cultura ocidental. Assim, aqui fica o mesmo.
Sobre a água, a sua associação com Poseídon (ou Neptuno, na congénere romana) é óbvia, tratando-se este essencialmente de um deus dos mares. No entanto, para outros cursos de água (como rios, riachos, lagos, etc.) existem também entidades específicas, como ninfas, Deuses-rio e outros, tendo-se como claro exemplo as Tágides, representantes do rio Tejo na poesia de Luís de Camões.
Sobre a terra, enquanto elemento, são diversas as associações possíveis. A mais clara de todas é relativa a Gaia, não só em termos de "terra", enquanto elemento, mas também do próprio planeta em que vivemos. No entanto, Hades e Atena são também associadas a esse mesmo elemento.
Sobre o fogo, este é associado com Hefesto, o deus do Olimpo que usou mesmo os seus dotes de ferreiro para a criação dos lendários raios de Zeus.
Agora, sobre o ar, essa trata-se de uma associação mais difícil de encontrar, que necessitou de mais alguma pesquisa. Aquando da divisão dos poderes em 3 partes, a terra (ou, mais especificamente, o submundo) foi dado a Hades e os mares a Poseídon. Quanto a Zeus, foi-lhe dado poder sobre os céus, podendo assim talvez ser considerado como um deus representante do "ar". Tanto quanto sei, não existe uma figura específica para o próprio ar, existindo algumas para os ventos, escuridão (da noite), etc.
Além das poucas associações que referi por aqui, existem certamente muitas outras. Estas são apenas as mais conhecidas, existindo até alguns casos interessantes, como (por exemplo) Hecáte, que poderia até ser associada com as mais diversas áreas, por estranho que pareça.