Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

28 de Julho, 2022

Taaban, o Pokemon perdido!

Voltamos agora aos temas habituais apresentando o Taaban, um pokemon completamente verdadeiro mas do qual é bastante provável que nunca tenham ouvido falar até hoje. E mais, abaixo até apresentamos a origem nipónica da inspiração por detrás de toda esta criatura. Por isso, comecemos de forma relativamente simples, com a imagem de um boneco que os fãs deste jogo certamente já conhecem e bem.

Taaban, um pokemon perdido ou esquecido

Na imagem acima pode ser visto um data file sobre uma criaturinha que é conhecida como Slowbro entre nós e no Japão como ヤドラン, "Yadoran". Essencialmente, era a sua própria criatura até que um Shellder (ou, em japonês, シェルダー, como sublinhámos na imagem) lhe mordeu o rabo, dando-lhe o estranho aspecto que pode ser visto ali na imagem. E isto absolutamente nada teria de especial não fosse o facto da criatura que morde o cauda do Slowpoke ser completamente diferente de aquela a que o textos nipónico e ocidental aludem. Nestes casos, talvez seja até correcto dizer que uma só imagem vale mil palavras:

Slowpoke, Shellder, Taaban e Slowking

No lado esquerdo pode ser visto a criaturinha chamada Slowpoke. Do lado direito pode ser vista uma das suas evoluções, chamada Slowking, possivelmente em virtude da espécie de coroa que tem na cabeça. Mas o que tem, de facto, ele nessa sua cabeça? É um Shellder, como na parte superior do centro da imagem, ou um Taaban, como na parte inferior do centro da mesma imagem? Tendo em conta que a palavra taaban pode ser vista como uma versão japonesa da palavra turbante, a resposta é completamente óbvia!

Nesse seguimento, o problema é que quem tiver jogado os agora-muitos jogos dos Pokemons nunca se deparou com esta criatura, o Taaban, entre as infindáveis que vai encontrando. Isso poderá dar a ideia de que se trata de uma criatura falsa, inventada por alguém que não pertence aos criadores dos jogos, para nos enganar a todos. O que até seria possível, não fosse o facto de há muito poucos anos ter sido encontrada uma versão de teste das versões Gold e Silver, em que se podia encontrar, entre outras criaturas menos exuberantes que foram ficando pelo caminho, estas duas imagens, que confirmam que em dada altura ele esteve inegavelmente presente no código do segundo jogo da série:

Taaban no jogo

Não fazemos ideia do porquê de ele ter sido removido, até porque nunca foi referido em nenhum jogo oficial, mas é curioso que ainda hoje, quando se vêem imagens de formas evolutivas relacionadas com o Slowpoke, em muitas delas ainda se pode ver a própria cara do Taaban a tentar olhar para nós, como que a relembrar que ele ainda ali está, que o seu nome e as suas habilidades individuais podem ter sido esquecidas mas ele continua, de uma forma relativamente bem dissimulada, a apresentar-se-nos nos jogos da série.

 

Mas... na versão original, esta criatura não era senão uma alusão a Sazae-oni, uma lenda japonesa sobre um monstro aquático, do sexo feminino, que tem uma concha de molusco na sua cabeça, uma que até é muitíssimo semelhante à forma adoptada por este pokemon esquecido... o que nos revela facilmente a inspiração por detrás de toda esta sequência de pokemons - muitos outros também foram baseados em mitos e lendas do Oriente, como o Drowzee, Vulpix, ou a Magikarp - mas infelizmente nunca nos diz o porquê de ele ter sido esquecido e completamente omitido dos jogos, na sua forma independente, até aos nossos dias de hoje... será que um dia o saberemos?

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!