Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

21 de Março, 2021

Três breves lendas - a Praia do Guincho, a Praia das Maçãs e a Praia do Tamariz

Com o tempo a melhorar recordamos hoje três breves lendas, associadas à Praia do Guincho, Praia das Maçãs e Praia do Tamariz - afinal, porque tem cada uma delas esse seu nome individual? E de onde vêm eles? Na verdade, confesse-se que nem todas as três têm lendas associadas, com uma trama real e bem definida, mas existem explicações que podemos oferecer e que estão por detrás de cada um dos seus nomes. Assim, decidimos recordá-las aqui hoje, num triplo conjunto, dada a sua grande fama e relativa proximidade.

A Lenda da Praia do Guincho

Em relação a uma lenda da Praia do Guincho, ela está intimamente ligada com a da Boca do Inferno, que já cá contámos anteriormente. Essencialmente, e a acreditar no que contámos nessa altura, quando o cavalo que transportava dois amantes caiu de forma inesperada - tenha sido para o Inferno, ou para um qualquer outro lugar desconhecido - soltou um derradeiro guincho de desespero, que até pôde ser ouvido à distância de sete quilómetros que separa os dois lugares. Terá sido verdade? Tendo em conta o vento - frequente e ruidoso - de toda a zona, isto parece-nos pouco verosímil, mas é essa a história que aparece quase sempre associada ao local.

A lenda da Praia das Maçãs

Sobre uma possível lenda da Praia das Maçãs, a razão do nome é relativamente simples e diz-nos que, há já muitos anos atrás, a Ribeira de Colares (que se junta ao Oceano Atlântico nesta mesma praia), trazia em algumas alturas do ano muitas maçãs na sua corrente, que depois acabavam impreterivelmente por dar à costa aqui. Nunca o vimos a acontecer, mas segundo um habitante local, na casa dos seus 80 anos, "eu ainda vi isso... mas entretanto as coisas mudaram". Será mito ou será lenda? Não sabemos, mas a acreditar no que nos foi contado isto até faz algum sentido, tal como faz igualmente sentido que as maçãs, fruto do corte crescente das suas árvores, tenham deixado de aparecer por esta bela praia, tendo-se perdido parte da razão para o seu nome.

A lenda da Praia do Tamariz

Finalmente, sobre uma potencial lenda da Praia do Tamariz, não tem muito que se lhe diga - o nome tem pouco mais de um século e parece vir do facto de existirem tamarizes, também conhecidos como tamargueiras, no forte próximo do local, visto do lado esquerdo na imagem. Não sabemos se ainda lá estão, nestes dias de hoje, mas já lá estiveram e, na verdade, foi mesmo daí que toda esta praia da Costa do Estoril tomou o seu nome, alterando aquele que tinha anteriormente!

 

Estas três espécies de lendas, associáveis à Praia do Guincho, Praia das Maçãs e Praia do Tamariz, não têm muito que se lhe diga, salvo um certo grau de incerteza por detrás das origens dos seus nomes (e isto, apenas nos primeiros dois casos). Quando se falam deles, normalmente contam-se pequenas histórias como as que hoje aqui reproduzimos, e a ter existido alguma história mais complexa por detrás destas explicações, as actuais terão nascido ou por sua simplificação, ou por mero esquecimento das suas verdadeiras origens. A segunda destas possibilidades é particularmente notável num outro caso, o da chamada "Praia do Anjo", na mesma região que as três anteriores, mas de que, hoje em dia, já quase não há memória, tanto ao nível da sua localização original como das razões que levaram ao seu singular nome...

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!