Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

09 de Novembro, 2017

Origem da expressão "Uma mão lava a outra"

Uma mão lava a outra

Sobre a origem desta expressão famosa nos nossos dias, uma mão lava a outra, ela poderá provir de Axíoco, um texto apócrifo atribuído a Platão no qual é dito que "uma mão esfrega a outra, dá e recebe". Porém, também está intimamente ligada a uma ideia muito presente nos provérbios gregos, que nos dizem que "A cidade preserva a cidade, o homem [preserva] o homem, a mão lava a mão, o dedo [lava] o dedo". Trata-se, portanto, de uma referência a uma espécie de troca de favores necessária à existência humana; não era tanto, como nos nossos dias, uma alusão à concessão ilegítima desses favores, mas sim uma admissão de que nenhum ser humano poderia viver sem os demais. Hoje, porém, nas culturas lusófonas ela significa algo como "tu fazes-me um favorzinho a mim, e eu faço-te outro em troca."

 

[Adicionado posteriormente:]

Parece que a frase "A mão lava a mão: dá algo e poderás receber algo" já aparecia em fragmentos de Epicarmo de Siracusa, algumas décadas antes de Platão. Terá, então, sido essa a verdadeira origem da expressão? Até é possível, mas não temos forma de o afirmar com uma absoluta certeza.

Existe, igualmente, uma expressão caracteristicamente portuguesa, antiga, que diz "uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto", e que enfatiza ainda mais o facto de uma troca de favores mútua beneficiar todos os seus envolvidos...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!