Uma misteriosa Nossa Senhora do Guincho
Próximo da praia do Guincho, em Cascais, Portugal, pode ser encontrado um pequenino santuário com uma imagem de uma Nossa Senhora. Ele pode ser visto no Google Maps aqui, mas já não se parece saber muito bem o que faz por lá. É fácil notar a existência de algum culto popular no local, até porque frequentemente estão lá algumas flores, colocadas por alguém de identidade desconhecida, mas... qual é a história escondida por esta imagem, a que poderíamos chamar, de uma forma puramente tentativa, a Nossa Senhora do Guincho?
Seria, obviamente, interessante contar aqui uma qualquer espécie de história ou lenda para explicar esta presença no local, mas não parece existir uma, até porque aí também foi colocada, algures no espaço de tempo que separou os anos de 2009 e 2018, um pequeno azulejo de Nossa Senhora de Fátima, como pode ser visto na imagem acima, dando a subentender que quem o fez, por muito religioso que fosse, já desconhecia qualquer história notável para este local.
Ao mesmo tempo, não nos parece que alguém tenha morrido aqui. Em casos semelhantes, como o de Maria do Carmo de Mello, existe quase sempre uma cruz no local, frequentes vezes acompanhada pelo nome da pessoa e uma potencial data de uma ocorrência para ela significativa, o que também não acontece aqui.
As presenças marianas em memoriais como este são, a maior parte das vezes, pequenas referências a algum milagre que outrora teve lugar nesse local, uma espécie de ex-voto, como no conhecido caso da Nossa Senhora da Arrábida, de que já cá falámos antes. Neste caso específico, e tomando até em conta o facto do santuário estar localizado muito próximo de um farol, é provável que a imagem aí tenha sido colocada por algum navegante cuja vida só foi preservada da fúria de uma qualquer tempestade com o auxílio de algo - ou alguém - que lhe pareceu ser a imagem celestial da Virgem Maria, e à qual poderíamos chamar "... do Guincho" dada a sua localização próxima dessa notável praia. Desconhecemos, é importante admitir isso, se alguma vez ela foi mesmo denominada Nossa Senhora do Guincho, ou se teve o nome de outra versão da Virgem - como a Nossa Senhora da Guia, figura com um santuário a poucos quilómetros de distância - mas se existiu outrora uma qualquer lenda associada a este pequeno local, já (quase?) ninguém a parece saber hoje em dia.
Poderá ter sido a Virgem Maria a aqui salvar alguém, poderá ter sido o próprio farol, é agora difícil saber, mas conhecendo-se outros locais semelhantes a este, é aqui apropriado afirmar que este pequeno memorial aí foi colocado para agradecer alguma coisa que o oferente pensava ter acontecido por auxílio divino. E, na falta de informação mais concreta, estas breves linhas terão de nos chegar...