Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

05 de Maio, 2022

Uma profecia portuguesa do século XVI

Quando aqui falámos sobre o Rei Rodrigo mencionámos uma de muitas profecias do regresso de Dom Sebastião e/ou da monarquia portuguesa. Supostamente encontrada em Alenquer, e também alegadamente do tempo de Dom Sancho II - ou seja, do século XIII - esta é uma de muitas profecias que foram surgindo no século XVI, procurando inspirar o povo português a não aceitar o domínio de Espanha. Já cá falámos de exemplos semelhantes, como o Pretinho do Japão e as famosas Profecias do Bandarra, mas o que este outro exemplo tem de notável é o facto de ser uma profecia muito curta mas nem por isso menos interessante - o manuscrito, que pode ser visto na imagem abaixo, tem um (grande) título no primeiro parágrafo, o texto em Latim no segundo, e uma tradução para Português, num total de oito linhas, no terceiro. E ela diz mais ou menos o seguinte:

Profecia portuguesa do século XVI

Isidoro e Cassandra, filha do Rei Príamo de Tróia, concordando juntamente em um parecer disseram, "E nos derradeiros dias reinará na Maior Espanha um rei duas vezes, dado piadosamente. Ele reinará por meio de uma fêmea cujo nome começará [por] Y e acabará por L. E reinará sendo moço, e limpará os [uma ou duas palavras ilegíveis] e maus costumes dos Espanhóis, e o que o segue não será consumido. [palavra ilegível] o porá por terra. E visitará a Terra Santa e porá o final do crucifixo sobre o Santo Sepulcro e será o Maior Supremo Monarca e toda a igreja [palavra ilegível] renovará."

Claro que toda esta profecia é uma clara ficção - não aparece em qualquer texto real atribuído na Antiguidade a Cassandra de Tróia (o mais notável será certamente Alexandra de Licofron), nem parece ocorrer nos de Isidoro de Sevilha - mas ela não deixa de suscitar algumas boas questões. Que o nome começado por Y e terminado em L seria "Isabel", então grafado "Ysabel", é provável, mas porquê esse nome em concreto e porquê a necessidade de incluir os outros elementos, de um rei católico supremo que viria da Península Ibérica no final dos tempos para controlar todo o mundo? Era uma ideia relativamente comum na época, até em terras de Portugal, mas como todas essas ideias foram surgindo na fantasia popular já não é completamento claro.

 

Pelo sim, pelo não, se um dia voltar ao poder monárquico uma regente de nome Isabel, não se esqueçam desta profecia portuguesa...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!