Porque são as vacas sagradas para os Indianos?
O facto de as vacas serem sagradas entre os Indianos é uma daquelas ideias que não suscitam quaisquer dúvidas, porque toda a gente parece saber isso. No entanto, o que poucos parecem saber, na nossa cultura ocidental, é o porquê das vacas serem consideradas como sagradas na cultura indiana. Podemos explicá-lo hoje.
De uma forma simplificada, na Índia a vaca é vista como um animal sagrado em virtude do facto de se considerar que ela nos dá muito mais a nós do que nós lhe damos a ela em troca. Nesse contexto, magoar - ou até comer - uma vaca parece representar algo de completamente absurdo, porque seria o mesmo que ter em casa uma proverbial "galinha dos ovos de ouro" e, em detrimento de cuidar bem dela, comê-la ou tratá-la mal. Tenha-se em conta que as vacas não são veneradas na Índia como se de deusas se tratassem, essa é uma ideia incorrecta, são é muito respeitadas por esses seus dons que fornecem a toda a humanidade, e que são muito frequentemente reaproveitados na cultura indiana. Esta ideia é até particularmente clara numa obra de histórias indianas chamada Baital Pachisi, i.e. Vinte Cinco [Histórias] de Baital. Numa dessas tais 25 histórias (quase sempre amorosas) contidas na obra, um rajá, um monarca local, deixa de respeitar os deuses e é-lhe então dito o seguinte:
(...) [Os deuses] desceram à terra de várias formas; mas uma vaca é superior a todos eles, pois não sente raiva, nem inimizade; não fica bêbada; não sente fúria, avareza ou afecto excessivo; dá protecção a todos; e tanto ela como os seus filhos reagem de forma bondosa para com todos os animais da terra; e, por isso, tanto os deuses como os sábios vêem a vaca como digna de respeito.
Respondendo então, de uma forma muito sucinta, à pergunta que dá título a esta publicação, as vacas são sagradas na Índia essencialmente porque são vistas nelas um conjunto de características que seriam prolíficas a todos os seres humanos, não só pela sua mansidão mas também porque nos dão - mesmo na cultura ocidental - um conjunto de produtos sem os quais a vida humana dificilmente seria a mesma. Brincando até um pouco com a questão, sem a ajuda preciosa das vacas de onde viria o nosso queijo, ou o leite para os flocos do nosso pequeno almoço? Nunca pensaram nisso?