Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Juntem-se a nós numa imprevisível viagem por mitos, lendas, livros antigos e muitas outras curiosidades.

Mitologia em Português

Viagem (virtual) ao Palácio de Minos, em Cnossos (Creta)

19.03.20

Vivemos num mundo crescentemente tecnológico, mas há alguns meses que nos apercebemos que as pessoas tendem a tomar muito pouco partido dessas novas oportunidades. Por exemplo, as tecnologias de hoje permitem-nos visitar locais por todo o mundo sem sair de nossa casa, mas raramente as pessoas o fazem. Então, decidimos tomar partido dessas novas oportunidades para tentar "visitar" alguns locais, começando pelo chamado "Palácio de Minos", em Cnossos (Creta), assim conhecido por uma (falsa) associação com um famoso rei dos mitos gregos. Os mais interessados nestes temas já conhecerão alguns dos frescos presentes neste local, mas o que mais pode ser visto por lá?

Este primeiro local, que podem explorar à vossa vontade, é mesmo em frente ao acesso ao palácio. Do lado direito têm um parque de estacionamento e uma paragem de autocarros, enquanto que do lado esquerdo pode ser vista uma longa recta de lojas e restaurantes. Esta é uma face de todos os monumentos de que raramente nos falam. Mas, depois, foquemo-nos é no próprio palácio.

Aqui tem-se acesso a uma panorâmica generosa do local. Quase ao centro pode ser visto uma espécie de recanto rectangular cuja cor destoa em toda a paisagem branca e verde. Se ampliarem a imagem poderão ver uma pintura no seu interior. Não é, naturalmente, a única que existe em todo este recinto!

Por isso, neste fragmento interior podem ser vistas mais algumas pinturas. Quem decidir prestar alguma atenção extra pode ver, ao fundo da imagem, o famoso fresco de um touro a ser saltado por alguém - e quão pequeno ele é! Existem outras neste mesmo local, se decidirem explorá-lo um pouco mais.

Mas esta pequena visita virtual não poderia terminar sem uma fotografia que vimos e que nos pareceu igualmente digna de nota:

Aqui, outra parte do Palácio de Cnossos pode ser vista num momento em que o sol a toca de uma forma especialmente bela.

 

Claro que esta visita virtual não substitui completamente uma presença física no local, mas dá-nos a possibilidade, agora que muitos de nós estão de quarentena em casa, de aceder a uma pequena parte de um local longínquo sentados no proverbial conforto do nosso sofá. Que vos parece toda esta ideia?

~~~~~~~
Se gostam destes temas podem ir recebendo as nossas novidades, de forma rápida e gratuita, introduzindo o vosso e-mail abaixo e confirmando a subscrição:

Outros temas