Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

22 de Março, 2020

Viagem (virtual) às Ruínas Romanas de Conímbriga, Portugal

Conímbriga

De entre os locais que nos ligam à Antiguidade Clássica em Portugal, é possível que as ruínas da antiga cidade de Conímbriga sejam um dos mais notáveis. Portanto, nada como fazer uma pequena viagem virtual a esse local. A cerca de 20 Km da cidade de Coimbra, mais precisamente em Condeixa-a-Nova, os visitantes podem encontrar um pequeno museu e estas famosas ruínas.

O que é curioso, neste caso em particular, é que tanto esse pequeno museu, como grande parte das próprias ruínas, estão disponíveis para uma visita virtual. Acima, por exemplo, pode ser vista a bilheteira e loja do museu, mas se carregarem nas portas do lado esquerdo e do lado direito poderão explorar todo o espaço, e inclusivé ver as muitas coisas que foram sendo encontradas no local. Isto acaba por ser um tanto ou quanto inesperado, na medida que muitos museus internacionais permitem este tipo de visita, mas em Portugal já não é algo assim tão frequente. Fica, por isso, esse convite à exploração pessoal.

Agora, se são muitas as ruínas que podem ser vistas no local, a mais famosa de todas elas é provavelmente a chamada "Casa dos Repuxos". Porém, o mais digno de nota neste segundo recinto é o facto da visita virtual até permitir algo que um passeio físico não permite, por evidentes razões de conservação, que é uma exploração mais directa do espaço. Na verdade, na imagem acima poderão ver, do lado esquerdo, o passadiço por onde é feita a visita, mas explorando, desta forma virtual, o espaço poderão "caminhar" sobre os mosaicos, vendo-os de uma forma muito mais íntima.

O último espaço de hoje mostra-nos parte das ruínas de um antigo anfiteatro da cidade. Se parece já não ter muito para ver, a colocação de bancos modernos não pode deixar de nos recordar o espírito que o recinto teve em outros tempos.

 

Em suma, Conímbriga é um local que merece uma visita física (se possível, até num formato guiado), até porque não está assim tão longe da maioria dos leitores portugueses. Fica o convite a essa visita, quando tal voltar a ser seguro para todos.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



2 comentários

Comentar post