Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

08 de Julho, 2024

"When Prophecy Fails", de Leon Festinger

O livro When Prophecy Fails, de Leon Festinger, Henry Riecken e Stanley Schachter, é daqueles que até dá bastante que pensar. Foi primeiro publicado em 1956, mas o seu tema mantém-se tão interessante e actual nos dias de hoje como na altura em que foi publicado, não só pela sua referência a uma espécie de culto religioso, mas por esta ter sido, aparentemente, uma das primeiras obras literárias a postular a ideia de dissonância cognitiva, i.e. a ideia de que procuramos coerência entre as nossas crenças, por exemplo alterando as nossas visões de acontecimentos para baterem certo com aquilo em que acreditamos. Mas já lá voltaremos, por agora falemos do livro em si.

"When Prophecy Fails", de Leon Festinger

Em When Prophecy Fails, Leon Festinger e os seus colegas essencialmente infiltraram-se no que pode ser considerado uma espécie de culto religioso do seu tempo e tentaram estudar o que iria acontecer quando uma das profecias mais significativas do grupo falhasse. Então, quando esta espécie de religião disse que no dia 21 de Dezembro de 1954 uma cidade local ia ser destruída por uma enorme cheia, mas que eles iam ser salvos por um OVNI... estes senhores infiltraram-se no grupo e documentaram não só aquilo em que estas pessoas acreditavam, mas também foram esperando e vendo, sem nunca interferir, o que ia acontecendo até essa data e nos dias seguintes.

 

O que isto tem de importante, e igualmente significativo, para os nossos dias de hoje prende-se não tanto e apenas com o tema dos cultos religiosos, mas mais com a forma como nós próprios tendemos, internamente, a explicar coisas como os nossos próprios falhanços. Por exemplo, um dos nossos colegas tende a colocá-lo da seguinte forma - uma jovem junta-se ao "online dating" e conhece o namorado dela lá. Depois, uma amiga, que também procura uma cara-metade, vai ao mesmo local e não consegue encontrar ninguém para ela... e isto gera um conjunto de sentimentos mais ou menos previsíveis, que a leva a acreditar que a culpa desse desfecho diferente não é dela, mas sim atribuível a [inserir aqui N razões que a desculpabilizam de tudo]. A isso se chama, essencialmente, a tal "dissonância cognitiva".

 

No caso do culto religioso da obra, quando chegaram os dias preditos e os crentes não foram levados por extraterrestres, nem o tal dilúvio tomou lugar, começou a passar na cabeça destas pessoas um conjunto de ideias - foi apenas um teste; os OVNIs viriam noutra altura; conseguimos salvar o mundo; X não teve lugar porque tinham infiéis no seu cerne; era tudo mentira; etc. - que ora as levavam a abandonar esta religião, ou a fazê-las ainda mais comprometidas com ela, por estranho que isso nos possa parecer. E então, os autores postularam cinco condições necessárias para as pessoas continuarem a acreditar nessas coisas mesmo após as profecias terem falhado... o que, de um ponto de vista neutro, nos poderá parecer muito estranho. Para se compreender melhor isto, When Prophecy Fails apresenta os principais intervenientes de toda a acção, e demonstra como eles reagiram antes, durante e depois dos eventos aqui em questão.

 

Para quem tiver interesse em cultos religiosos, ou em Psicologia, esta When Prophecy Fails, de Leon Festinger, é uma obra literária muito digna de nota, quanto mais não seja pela neutralidade como tenta cobrir o seu tema essencial ao longo das ocorrências que vão tendo lugar. Fica recomendado aos leitores que se interessem por esse tipo de temas.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!