Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

O mito de Teresa Fidalgo, o fantasma de Sintra

Esta lenda, que na verdade é um completo mito - Teresa Fidalgo, o fantasma de Sintra - deve ser introduzida com uma pequena história mais pessoal. Há uns anos um dos nossos colegas estava a viver no México quando um amigo dele lhe quis mostrar um vídeo muito estranho. Retirado de um programa da manhã desse país, mostrava o caso de Teresa Fidalgo, um suposto fantasma português que vivia numa curva da zona de Sintra.

O fantasma de Teresa

A trama do pequeno vídeo era relativamente simples - uns jovens andam por "Sintra" ao meio da noite, dão boleia a uma jovem chamada Teresa Fidalgo, que perto do final do vídeo se revela como um fantasma que faleceu no local - é somente esse o mito associado ao fantasma - por onde passavam e causa um acidente (mortal?). No programa mexicano, a apresentação do vídeo foi seguida por uma discussão de "especialistas", que o analisaram e, com base nas "provas", o proclamaram como completamente real. E então, esse amigo mexicano foi perguntar ao nosso colega se o vídeo - e a lenda - eram mesmo verdadeiros.

 

Não eram e não são. De facto, hoje até se sabe que se tratava de uma curta-metragem portuguesa, sem qualquer fundamento real, assentando no conceito de found footage para efeitos de publicidade e marketing. Revimos agora o vídeo e o que nos fascinou - e nos fez ver que era tudo mentira - é mais ou menos o que parece ter levado o nosso colega à mesma ideia há alguns anos - os diálogos claramente ficcionais, a estapafúrdia ideia de se dar boleia a um fantasma (se isso é possível, porque não levá-lo a jantar a um drive-in?), o final com falsas mortes, a notória falsidade do vídeo ter sido gravado e encontrado em Sintra, etc.

Na altura, o nosso colega ainda confrontou a produção do programa mexicano com essas falhas, mas não mostraram qualquer interesse em apresentar este outro lado da questão. Os "especialistas" do programa tinham dito que era verdade e, por isso, tinha de ser verdade, por muito mentira que o fosse...

~~~~~~~
Se gostam destes temas podem ir recebendo as nossas novidades, de forma rápida e gratuita, introduzindo o vosso e-mail abaixo e confirmando a subscrição: