Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

20 de Outubro, 2012

O mito de Tício

Tício era filho de Zeus e da princesa Elara. Instigado por Hera, tentou violar uma deusa e foi morto (tanto a deusa, como a forma da morte, depende da fonte consultada). Após a morte, Tício foi então aprisionado no Tártaro, onde dois abutres receberam a tarefa de comerem constantemente o fígado deste herói até ao final dos tempos.

 

Este mito de Tício, relativamente simples, é aqui mencionado para mostrar dois elementos que considero interessantes: em primeiro lugar, tanto a deusa que sofre a tentativa de violação, como o deus que mata Tício, mudam dependendo da versão, o que nos permite constatar que não existe aqui uma versão canónica, mas sim múltiplas versões com um dado tronco comum. Isto ocorre em relação a muitos outros mitos, mas esse será um bom tema para o futuro. Em segundo lugar, compare-se o castigo deste gigante com o do titã Prometeu, cujo fígado era comido diariamente por um abutre, para ver que este tipo de castigo não era assim tão singular como se poderia pensar, apesar do mito de Tício - por oposição ao do titã - ser muito menos conhecido.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!