Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

04 de Março, 2020

"Carpe diem" - origem, significado e tradução

Carpe diem é uma daquelas expressões latinas muito famosas, que quase toda a gente conhece mas que poucos parece compreender realmente. Muitos parecem conhecê-la do filme O Clube dos Poetas Mortos, e pouco mais. Por isso, qual foi a sua origem, o seu significado em Português, e como pode carpe diem ser traduzido?

Um bonito nascer do sol

A expressão carpe diem pode ser traduzida para Português como "Aproveita o dia!" - e, se alguém estiver curioso, já a expressão "Aproveita a noite!" poderia ser traduzida para Latim como carpe noctem. Nesse sentido, ambas as expressões querem dizer significativamente o mesmo, i.e. que devemos fazer o melhor possível com o que tempo que temos disponível - seja durante o dia ou mesmo durante cada uma das nossas noites.

 

Agora, se esta expressão se tornou renovadamente famosa no filme Dead Poets Society, qual é a sua verdadeira origem? Se a ideia já o antecede em vários séculos, estas palavras específicas aparecem pela primeira na primeira das odes de Horácio, em que no original latino é dito o seguinte - carpe diem, quam minimum credula postero - ou seja, algo como "aproveita o dia [de hoje], confia no mínimo no dia seguinte".

Neste contexto original, carpe diem instava-nos não só a que apreciássemos cada novo dia, mas que o fizéssemos igualmente num contexto em que não deveríamos deixar as coisas que temos para fazer para uma altura posterior. Isto contrasta um pouco com a ideia dos nossos dias, em que a expressão é tomada para significar que devemos aproveitar cada dia como se fosse o último, como se não houvesse amanhã, mas no sentido não de o aproveitar para o que temos para fazer, mas sim para nos divertirmos e fazermos aquelas coisas que sempre quisemos fazer.

 

É natural que esta... digamos, este corrompimento do significado original de carpe diem, tenha surgido de uma citação descontextualizada, como acontece no filme, o que induz em erro aqueles que procuram o seu significado original.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!