Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

16 de Fevereiro, 2021

O mito do Dragão da Cólquida

O mito do Dragão da Cólquida está quase sempre associado ao de Jasão e os Argonautas, porque é uma figura cujo grande momento no palco da Mitologia Grega é o do confronto com esse herói. Mas ele também tem uma história muito pouco conhecida associada a ele, como veremos abaixo.

Dragão da Cólquida

Sabemos que já terão existido diversas versões do confronto de Jasão com o Dragão da Cólquida (ver este exemplo de que já cá falámos no passado), mas normalmente esta criatura mitológica tinha uma tarefa muito simples, a de guardar o Tosão de Ouro contra potenciais atacantes que o quisessem roubar. Com a ajuda de Medeia ou de Orfeu, o dragão é adormecido ou morto com uma espada, possibilitando que os Argonautas levassem o tesouro que ele guardava.

Normalmente o mito termina por aqui, mas Tzetzes adiciona-lhe um episódio adicional, hoje já muito pouco conhecido. Recorrendo a historiadores hoje perdidos, ele acrescenta que o Dragão da Cólquida eventualmente acordou do seu sono e, olhando para a árvore próxima, notou a falta do Tosão de Ouro. Decidiu então procurá-lo, fazendo o seu caminho pelos mais diversos locais, até que encontrou Diomedes, herói de Tróia, que tinha em sua posse o escudo dourado de Glauco. Vendo o ouro desse instrumento guerreiro, o pobre dragão - e como não sentir pena dele?! - pensou então tratar-se do Tosão de Ouro, que já tanto tinha procurado. Contudo, o herói grego lutou contra ele, derrotou-o e matou-o finalmente, terminando toda esta sua viagem mitológica.

 

Nesta sua forma mais completa, o mito do Dragão da Cólquida mostra-nos uma face muito humana, mas também muito rara, de um monstro mitológico da Grécia Antiga. Foi-lhe dado um trabalho, um objectivo, que ele acaba por prosseguir até ao final da sua vida - tenha ele vindo das mãos de Jasão, de Diomedes, ou de alguma outra figura entretanto esquecida. E, por estranho que pareça, como não sentir aqui uma certa pena com esse destino final, da morte de uma figura mitológica que apenas estava a fazer o que lhe foi designado pelos deuses?

~~~~~~~
Gostas de Mitologia, Literatura e curiosidades? Segue-nos por e-mail, no Twitter ou no Facebook!
~~~~~~~