Refresh

This website www.mitologia.pt/o-mito-do-rapto-de-europa-275412 is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

24 de Fevereiro, 2020

O mito do Rapto de Europa

O mito de Europa, também conhecido como o mito do Rapto de Europa, é possível que seja, de um ponto de vista cultural e artístico, um dos mais famosos mitos da Grécia Antiga, estando muito bem representado nos mais diversos lugares - de facto, clicando na imagem abaixo, até podem comprar, a um preço muito razoável, um mosaico com esta cena mitológica para vossa casa (e convém deixar claro que, infelizmente, não fomos pagos para dizer isto). Recorde-se então o mito:

Rapto de Europa em mosaico

O mito de Europa fala-nos de uma jovem de grande beleza. Um dia, enquanto apanhava flores numa área próxima de uma praia, ela e as companheiras viram um touro de enorme beleza. Curiosas, afagaram-lhe a face, cobriram-no de carinhos, mas somente Europa teve a coragem de subir para o seu dorso. E, quando o fez, o touro rapidamente se pôs em corrida, chegando até a passar pelo próprio mar, como se de um simples prado se tratasse.

Levando-a para a ilha de Creta, o touro revelou-lhe então a sua verdadeira identidade - era Zeus, que queria consumar a sua paixão pela jovem! Dessa relação viriam a nascer diversos rebentos, os mais famosos de entre eles provavelmente Sarpédon e Minos.

 

Normalmente, este mito de Europa, ou do Rapto de Europa, termina por aqui. Algumas fontes até dizem que esta jovem casou com um Astério, rei de Creta, mas ninguém parece ter dedicado muito tempo ao destino final da heroína. Sabemos, pelo menos, que Cadmo, cujo pai comum encarregou de procurar o paradeiro da irmã, jamais a tornaria a reencontrar em vida, e terá sido pelos seus constantes gritos pela sua irmã desaparecida que, em termos de pura lenda, o nosso continente ficou conhecido por esse nome. Dificilmente terá sido verdade, toda essa ideia, mas... é uma bela história da Mitologia Grega para justificar o nome do nosso continente, não é?

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!