Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

06 de Maio, 2024

As lendas de João Tição e Gil Fernandes

Hoje, optámos aqui por falar de duas lendas, as de João Tição e Gil Fernandes, devido a uma grande, mas bastante estranha, semelhança que apresentam. Qual delas terá aparecido primeiro? Será que um deles, conhecendo a história do outro, nela se inspirou para as suas acções? É provável que nunca o venhamos a saber, que jamais possamos vir a ter essa completa certeza, e face ao problema decidimos aqui contar ambas e deixar que os leitores formulem as suas próprias conclusões. Vamos a isso!

A lenda de João Tição e Gil Fernandes

Começamos então pela lenda de Gil Fernandes, apenas e somente pelo facto de ela ainda ser bastante conhecida nos nossos dias de hoje. Ela pode ser vista representada na imagem acima, referente ao município de Elvas, na forma de um cavaleiro com uma bandeira na mão. Diz então a lenda por detrás desta representação que numa dada altura da história de Portugal os Castelhanos invadiram o nosso país e roubaram uma das nossas bandeiras, o que na altura representava um enormíssimo insulto. Este herói elvense, movido pela honra, decidiu então ir a terras de Castela, recuperar a bandeira, e trazê-la de volta sem qualquer apoio de mais ninguém. Tal pensou, e da mesma forma o fez... e com bastantes dificuldades conseguiu obter a bandeira, sim, mas no seu caminho de retorno de Badajoz viu que muitos inimigos o estavam a seguir.

Correu, correu, correu sem cessar no seu cavalo, mas quando lá voltou a Elvas notou que os seus companheiros não podiam abrir as portas da cidade sem se colocarem a si mesmos em perigo. Face a isso, atirou a bandeira para o interior da fortificação e combateu com os Castelhanos, com os muitos inimigos, que o seguiam até à sua morte. Morreu, claro está, mas em prol da pátria e protegendo os ideais em que acreditava, e por essa razão a sua figura e as suas acções foram imortalizadas na história desta cidade de Elvas, como já pôde ser visto na imagem ali de cima.

 

Antes de qualquer comentário, conte-se então também a história de João Tição. Diz ela que numa dada altura da história de Portugal os Mouros roubaram uma das nossas bandeiras, o que na altura representava um enormíssimo insulto. Este herói de Trancoso, movido pela honra, decidiu então ir a terras dos seus adversários, recuperar a bandeira, e trazê-la de volta sem qualquer apoio de mais ninguém. Tal pensou, e da mesma forma o fez... e com bastantes dificuldades conseguiu obter a bandeira, sim, mas no seu caminho de retorno viu que muitos inimigos o estavam a seguir.

Correu, correu, correu sem cessar no seu cavalo, mas quando lá voltou a Trancoso notou que os seus companheiros não podiam abrir as portas da cidade sem se colocarem a si mesmos em perigo. Face a isso, João Tição atirou a bandeira para o interior da fortificação e combateu com os Mouros, com os muitos inimigos, que o seguiam até à sua morte. Morreu, claro está, mas em prol da pátria e protegendo os ideais em que acreditava.

 

Agora, quem prestar atenção a estas duas lendas, supostamente as de João Tição e Gil Fernandes, verá que têm bastantes semelhanças. Elas são tantas, de facto, que fazendo um bocado de batotice optámos até por contar a segunda com quase as mesmas linhas de texto que a primeira. Não sabemos qual das duas nasceu primeiro - a primeira, por mencionar os Mouros, ou a segunda, por se mostrar (hoje) mais famosa, apesar de já mencionar Castela - mas os seus contornos parecem semelhantes demais para esta se tratar de uma mera coincidência.

Qual das duas veio primeiro? Deixamos ao critério do leitor, já que ambas nos representam um herói disposto a tudo pelo orgulho e honra da sua pátria, e que chega ao ponto de perder a própria vida para defender o que lhe parece correcto. Seja o seu nome Gil Fernandes, João Tição, ou algum outro, esta é uma lenda que, em outros tempos, provavelmente terá inspirado os nossos cavaleiros a feitos grandiosos...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!