Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

03 de Fevereiro, 2013

"Da Governação de Deus", de Salviano

Esta Da Governação de Deus, de Salviano, trata-se de mais uma obra semelhante à Cidade de Deus, de Santo Agostinho, mas com uma "pequena" alteração... se, no caso dessa outra obra, são mostrados todo um conjunto de argumentos para provar que a queda do Império Romano não se devia ao Cristianismo, já aqui essa mesma queda é atribuída tanto aos romanos como aos cristãos. Por estranho que parece, Salviano tece todo um conjunto de considerações que exaltam o modo de vida bárbaro, por comparação com o dos romanos tão repletos de vícios, e o dos cristãos (que já o pareciam ser só em nome).

 

Ao longo dos sete livros da obra, o autor vai então mostrando que os bárbaros [do norte] pareciam mais civilizados e correctos que os romanos e os cristão, razão pela qual Deus os favoreceu e os levou a múltiplas conquistas. Os argumentos vão sendo apoiados não só com citações das escrituras mas também com elementos retirados de textos tão conhecidos como a República de Platão. Porém, por vezes esses argumentos são até demasiado discutíveis - por exemplo, quando Platão escreve que os homens e mulheres deveriam ser comuns a todos, Salviano vê aí um apoio a uma horrenda poligamia - o que parece fazer crer que, mais do que argumentar logicamente, o autor está a procurar elementos que possam ser alterados de uma ou outra forma até servirem o seu propósito.

 

De uma forma geral a obra pareceu-me interessante, mas demasiado repetitiva em alguns pontos, já que o autor passa demasiado tempo a focar-se nas mesmas questões, e por vezes até a repetir as mesmas coisas de formas diferentes.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

5 comentários

Comentar publicação