O mito de Ceneia (e Ceneu)
O mito grego de Ceneia, posteriormente conhecida como Ceneu, talvez pudesse ser considerado menor, não fosse a estranha transformação por que passou a sua personagem principal. É, na verdade, uma das duas(?) figuras da Mitologia Grega que podemos considerar verdadeiramente transexual, por ter nascido com o sexo feminino mas, por razões que iremos abordar já a seguir, ter vindo a falecer como homem (a outra é Tirésias, para quem estiver com essa curiosidade).
Ceneia era uma mulher muito bonita, tão bela que atraiu a paixão de Poseidon, deus dos mares. Este quis consumar o seu desejo carnal com ela, e ela aceitou essa proposta em troca de um pequeno favor - visto que não queria ter filhos, pediu ao deus que a transformasse num homem invencível na guerra. E assim foi feito, ela transformou-se num poderoso homem chamado Ceneu!
Infelizmente, as versões que nos chegaram deste mito já não nos recontam as aventuras por que o herói depois passou, mas foram pelo menos uma ou duas - se alguns autores o colocam entre os Argonautas, todos parecem concordar que ele foi uma das grandes figuras da batalha dos Centauros contra os Lápitas. Aí, posta a teste a sua famosa invencibilidade, os monstruosos opositores não conseguiram derrotar Ceneu, optando então por atirá-lo ao chão, antes de lhe bater com pedras e árvores, levando-o a ficar aprisionado para toda a eternidade, ou a cair no submundo - uma versão pouco conhecida diz até que esta figura, nascida Ceneia, teve a necessidade de se suicidar, para não passar o resto da sua vida debaixo da terra...
Este mito de Ceneia e Ceneu é, portanto, relativamente simples, mas tem um aspecto que até dá muito que pensar. Se, conforme nos dizem as várias histórias que nos chegaram, a heroína fez um pedido pessoal ao deus dos mares, e pelo menos uma fonte literária atesta que esse pedido foi feito "porque ela não queria ter filhos", o que terá ela pedido a Poseidon nas versões mais antigas do mito? Será que queria ser homem, tinha a intenção de ser invencível na guerra, ou terá sido este último elemento uma espécie de efeito secundário da sua transformação? É uma pergunta à qual as fontes existentes não parecem responder explicitamente, mas Acusilau de Argos, naquela que é das que nos chegaram potencialmente uma das mais antigas representações deste mito, dizia que a jovem se queria transformar num "homem invencível", sem que seja explicado o intrigante porquê por detrás desse pedido... mistérios dos mitos gregos!