Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

26 de Setembro, 2004

O mito de Héstia

O mito de Héstia, na Mitologia Grega, é o de uma irmã de Zeus e, tal como Atena e Artemisa, uma deusa igualmente virgem. Não é propriamente uma personalidade destacada, nem desempenha quaisquer papéis de muito relevo na maior parte dos mitos. Porém, Héstia era a deusa da lareira, o símbolo do lar, para junto da qual os recém-nascidos tinham de ser levados antes de serem recebidos pela família. Todas as refeições começavam e acabavam com uma oferta à deusa. Como diz um poema:

 

Héstia, em todas as moradas dos homens e dos imortais

É tua a honra maior, o primeiro e último doce vinho

Oferecido na festa, deitado para ti como é devido.

Nunca sem ti podem os deuses ou os mortais festejar.

 

Na altura dos Romanos todas as cidades tinham também uma fogueira pública consagrada a Héstia, onde a chama nunca devia extinguir-se. Na verdade, até quando se estabelecia uma nova colónia, os novos colonos levavam consigo brasas da lareira da cidade-mãe, com as quais atiçavam o fogo da nova cidade. Seis sacerdotisas virgens, as Vestais, tinham a seu cargo os cuidados da grande fogueira de Roma, que foi apagado pela última vez em 394 d.C., meses antes da queda da grande cidade...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



2 comentários

Comentar post