Refresh

This website www.mitologia.pt/o-mito-de-mirmex-a-primeira-formiga-615716?thread=261412 is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

07 de Maio, 2023

O mito de Mirmex, a primeira formiga

O mito de Mirmex conta-se, hoje, entre aqueles que estão quase perdidos. Não fosse o facto de Sérvio o mencionar no seu comentário à Eneida de Virgílio e talvez já nada se soubesse sobre toda esta história, que pelo nome da sua heroína - μύρμηξ significa somente "formiga" em Grego Antigo - só pode ter vindo da Mitologia Grega.

O mito de Mirmex

Numa dada altura do passado a deusa Deméter, também conhecida como Ceres entre os Romanos, andava pelo mundo fora a ensinar as lides da Agricultura a quem a queria ouvir. Não sabemos se isso aconteceu por altura do rapto de Proserpina, na altura em que ela conheceu Baubo, ou um pouco mais tarde, mas a deusa Atena - Minerva entre os Romanos - depressa compreendeu a utilidade dessa nova invenção e, para tornar mais fácil aos Homens o cultivo dos campos, criou o primeiro de todos os arados. Porém, feliz ou infelizmente, fê-lo com uma jovem a seu lado, de nome Mirmex, que depressa roubou a importante invenção e começou a dizer a toda a gente que tinha sido ela, e somente ela, a inventar o arado...

Obviamente que, como sabemos através de mitos como o de Aracne, a deusa não iria permitir toda esta clara afronta, e então transformou a jovem, essa sua antiga amiga, na primeira de todas as formigas. E por essa transformação ela foi igualmente condenada a "cultivar os campos", e a transportar os seus produtos, com as suas próprias mãos (ou pequenas patinhas, se preferirem).

 

Este mito de Mirmex, a primeira formiga, é muito simples, mas mereceu ser apresentado cá por se tratar de uma história relativamente obscura, que raramente é contada em obras sobre a Mitologia Grega. Desconhece-se hoje como é que Sérvio teve acesso a ela, mas usa-a para comentar um verso do quarto livro da Eneida em que são mencionadas as formigas, sendo então possível que no seu tempo este pequeno mito fosse usado, talvez até para com as crianças, com o objectivo de explicar de onde veio a primeira destas criaturas. Curiosamente, toda esta ideia depois sofre uma espécie de inversão com o mito dos Mirmidões, os guerreiros companheiros de Aquiles, mas isso já é uma história para outro dia...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

2 comentários

Comentar publicação