Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

28 de Julho, 2014

O mito grego do deus Proteu

O mito grego do deus Proteu é relativamente fácil de resumir em muito poucas linhas, até porque a sua participação na Mitologia Grega é muito breve, mas nem por isso menos significativa.

Proteu transformava-se, tal como Tétis

Proteu, cuja paternidade parece variar mas que nunca deixa de ser um importante deus marinho, é uma figura com a dupla capacidade de prever o futuro e de mudar a sua forma física. Quando, na Odisseia, Menelau se aproxima dele em busca de alguma informação que procurava, o deus vai mudando a sua forma, sempre com a intenção de assustar ou afastar quem o interpelava, mas o irmão de Agamémnon não deixa de o agarrar, acabando este deus, no final, por desistir de toda a batalha e revelar a informação pretendida pelo famoso esposo de Helena.

 

O elemento mais famoso deste mito de Proteu é certamente a capacidade do deus em se transformar em toda a espécie de criaturas e formas. Adoptou a forma de uma chama, um leão, etc., sempre com a intenção de afastar de si quem o procurava. Algo de semelhante também aparece no mito de Tétis, o que poderá levantar uma questão - acreditando que os outros deuses marinhos tinham, também eles, capacidades semelhantes, de onde vem toda essa ideia? Será que nasceu da capacidade que a própria água tem para adoptar todas as formas? É certamente possível que sim, e até existem algumas breves alusões a essa fluidez na cultura da Antiguidade, mas não devemos esquecer que os restantes deuses também se transformavam - basta recordar o famoso caso das transformações amorosas de Zeus! O que acontece, tanto aqui como no caso de Tétis, é um conjunto de transformações destinadas a afastar alguém, sendo provável que todos os outros deuses também o conseguissem fazer, apesar de nunca terem sentido uma necessidade real para tal...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!