Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

28 de Fevereiro, 2018

O Evangelho Secreto de Marcos, ou Carta de Mar Saba

O Evangelho Secreto de Marcos, ou Carta de Mar Saba, tem uma história incrível. Vale a pena contá-la aqui. Por volta do ano de 1973 um professor (agora já falecido), Morton Smith, supostamente encontrou uma epístola perdida, da autoria atribuída a Clemente de Alexandria (o tal autor que um dia revelou os Mistérios de Elêusis...), que, de alguma forma, argumentava que dois pequenos episódios tinham sido removidos do Evangelho de Marcos, um dos quatro evangelhos canónicos que hoje estão no nosso Novo Testamento.

O Evangelho Secreto de Marcos, ou Carta de Mar Saba

É verdade que alguns episódios parecem estar em falta nesse evangelho em particular, e esta descoberta até poderia ser completamente verdade, mas cedo começaram a surgir diversos problemas.

Primeiro que tudo, a epístola em questão nunca foi testada de nenhuma forma, apesar de alguns estudiosos até a terem visto - e fotografado - após a sua descoberta original por Morton Smith. Neste momento a epístola já foi removida da sua localização original e está, muito convenientemente, em parte incerta.

Segundo, as linhas em falta pareciam argumentar que Jesus possa ter tido uma relação potencialmente homossexual com Lázaro - o que nos pareceria muito mais fascinante não se tratasse da enorme coincidência do própriodescobridor da epístola ser, também ele, homossexual.

Em terceiro lugar, a epístola parece terminar no exacto ponto em que Clemente de Alexandria ia explicar ambas as passagens. Seria como se, numa qualquer telenovela dos nossos dias, um homem deitado cama de hospital dissesse "Todo o meu tesouro está escondido em..." mesmo antes de falecer.

 

De uma forma geral, essa sucessão de coincidências é o grande obstáculo a que possamos acreditar na completa veracidade das linhas deste Evangelho Secreto de Marcos, ou Carta de Mar Saba. Até poderão ser completamente verdadeiras, estamos abertos a essa possibilidade, mas... as razões para um cepticismo justificado são também muitíssimo claras.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!