Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

20 de Agosto, 2021

O mito de Perifante

Se Perifante, a figura por detrás deste pequeno mito, certamente não é uma das figuras mais conhecidas da Mitologia dos Gregos e dos Romanos, o seu papel é curioso, na medida em que nos explica o porquê da águia ser o animal associado ao deus Júpiter.

Júpiter, interveniente deste mito de Perifante

Diz-se então que Perifante foi um rei de Atenas que venerava especialmente o deus Apolo e que era muito bondoso para com o seu povo. Assim, face à sua bondade os habitantes da região começaram a venerá-lo e decidiram construir-lhe um templo, venerando-o como se o próprio deus Júpiter se tratasse. Como a história de Salmoneu já nos ensinou, naturalmente que o deus-monarca não ia levar isto muito bem, e depressa pensou em repetir a punição desse outro mito. Contudo, Apolo, vendo o seu grande venerador em tanto perigo, interviu em toda a situação e pediu ao seu companheiro divino para o poupar. Então, em vez de atingir o monarca com o seu famoso raio, Júpiter transformou-o numa águia e começou a usá-lo em seu serviço...

 

Será mesmo esta a chamada origin story da águia do deus? Ovídio parecia conhecer o mito de uma transformação de Perifante e sua esposa numa criatura alada (não necessariamente uma águia), mas ela só nos é contada nesta forma mais completa por Antonino Liberal, suscitando a possibilidade de que seja um mito tardio, originalmente desconhecido entre a maioria dos Gregos. Por isso, talvez seja mais correcto chamar-lhe uma possível origem do pássaro associado ao famoso deus, sem que se possa ter uma certeza absoluta de que o ἀετός Διός original já era mesmo uma metamorfose associada a este rei de Atenas, e não - por exemplo - uma transformação do próprio deus.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!