Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

O que é um hipogrifo?

Harry Potter e o Hipogrifo

O que é um hipogrifo? A criatura conhecida por este nome é-nos hoje bastante famosa das aventuras do Harry Potter. Porém, o que provavelmente poucos dos seus leitores saberão é que esta criatura não foi criada por J. K. Rowling, tendo até uma origem literária ilustre.

 

Mas, antes de nos focarmos nesse ponto, há que perguntar - afinal, o que é um hipogrifo, na verdade? Essencialmente, é uma criatura (ficcional) híbrida, composta por partes de três animais distintos - um cavalo (do grego hippos) e um grifo, este segundo por sua vez um híbrido composto pelo corpo de um leão e uma águia. Tanto na sua constituição física como no seu carácter, retira alguns aspectos particulares de cada um desses três animais - por exemplo, pode voar como a águia, tem a força do leão e a velocidade do cavalo.

 

E então, qual foi a origem e a primeira aparição literária do hipogrifo? Se a ideia de acasalar grifos com cavalos já aparece na literatura da Antiguidade para significar algo que é muito difícil, até pela dificuldade de encontrar os primeiros, a aparição mais famosa deste animal é na obra italiana Orlando Furioso, em que um dos heróis (e um vilão, se a memória não nos falha...) até o monta no decurso das suas aventuras de cavalaria. Será que J. K. Rowling leu essa obra, ou terá conhecido esta criatura fantástica através de algum texto mais recente?

~~~~~~~
Se gostam destes temas podem ir recebendo as nossas novidades, de forma rápida e gratuita, introduzindo o vosso e-mail abaixo e confirmando a subscrição: