Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

A criatura conhecida por este nome é-nos hoje famosa das aventuras do Harry Potter, mas qual é a verdadeira origem do hipogrifo? Talvez sejam poucos os leitores que o sabem, mas esta criatura não foi totalmente criada por J. K. Rowling, tendo até uma origem literária significativamente ilustre, que já vem do século XVI da nossa era.

Harry Potter e o Hipogrifo

Mas, antes de nos focarmos nesse ponto, há que perguntar - afinal, o que é um hipogrifo? Essencialmente, é uma criatura (ficcional) híbrida, composta por partes de três animais distintos - um cavalo (do grego hippos) e um grifo, este segundo por sua vez um híbrido composto pelo corpo de um leão e uma águia. Tanto na sua constituição física como no seu carácter, retira alguns aspectos particulares de cada um desses três animais - por exemplo, pode voar como a águia, tem a força do leão e a velocidade do cavalo. A origem do hipogrifo, ou do seu aspecto físico, prende-se então com as características conjuntas desses animais.

 

E então, qual foi a origem e a primeira aparição literária do hipogrifo? Se a ideia de acasalar grifos com cavalos já aparece na literatura da Antiguidade para significar algo que é certamente impossível de fazer (até pela dificuldade em encontrar os primeiros), a aparição mais famosa deste animal é na obra italiana Orlando Furioso, em que um dos heróis (e um vilão, se a memória não nos engana...) até o monta no decurso das suas aventuras de cavalaria. Será que J. K. Rowling leu essa obra, ou terá conhecido esta criatura fantástica através de algum texto mais recente? Não sabemos, mas é um bom exemplo de como essa autor reutilizou o património literário dos séculos passados para as suas aventuras, como também aconteceu nos casos do Basilisco e da Manticora...

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!