Quando morreu Jesus Cristo?
Esta é uma daquelas perguntas que muitos se fazem - quando morreu Jesus Cristo? Vulgarmente, hoje costuma pensar-se que ele foi crucificado por volta dos 33 anos, mas é curioso notar que essa não era a única opinião nos tempos da Antiguidade. No segundo livro da sua obra Contra as Heresias, Santo Ireneu - que viveu no século II d.C. - diz que Jesus só morreu após ter passado os 50 anos. É uma sequência um pouco invulgar, mas essencialmente o autor argumenta contra a ideia de que Jesus foi baptizado aos 30 anos e só pregou durante um máximo de 12 meses. Depois, diz o seguinte, que aqui foi traduzido para português:
Jesus passou por todas as idades, sendo um bebé para os bebés, assim os santificando; uma criança para as crianças, assim santificando os que são dessa idade (...), um jovem para os jovens, tornando-se um exemplo para eles (...); um velho para para os velhos, para que Ele pudesse ser um Mestre perfeito para todos, não apenas ao apresentar a verdade, mas também em relação à idade, santificando ao mesmo tempo os idosos e sendo também para eles um exemplo.
(...) Agora, o primeiro estádio da vida é de trinta anos, e prolonga-se até ao quadragésimo ano, como todos admitem; mas do quadragésimo e do quinquagésimo ano um homem começa a declinar até à velhice, que o nosso Senhor possuía quando ainda ensinava, como o Evangelho e os mais velhos testemunham; aqueles que falaram na Ásia com João, o discípulo do Senhor, afirmaram que ele lhes deu essa informação. E ele ficou entre eles até aos tempos de Trajano. Além disso, alguns deles viram não só João mas também outros apóstolos, e ouviram a mesma história deles, e testemunham em relação a esta informação.
O que fazer destas linhas? Estarão elas correctas, ou estaria Santo Ireneu enganado neste ponto em particular, mas correcto em relação a muitos outros que vai apresentando nos seus livros? Fica, como muitas outras vezes, a questão, e uma potencial resposta que nos mostra que uma pergunta como Quando morreu Jesus Cristo? nem sempre é tão simples como poderá parecer.