Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

02 de Janeiro, 2021

A lenda da Torre de Dom Sapo

A história de hoje, esta lenda da Torre de Dom Sapo, também conhecida como Torre de Moure, vem-nos de Cardielos, na região de Viana do Castelo (Portugal). O seu local original ainda existe - é hoje chamado a "Quinta Dom Sapo" - mas a torre, essa, já foi demolida há mais de um século. O que até acaba por ser um pouco curioso, na medida em que o recinto tinha pouca ligação com a própria lenda, como iremos ver, que por isso também pode ser simplesmente conhecida como a Lenda de D. Sapo.

Uma torre antiga, não é a Torre de Dom Sapo

Existiu, então, em outros tempos da Idade Média uma torre que tomou o estranho nome de Dom Sapo. Quem tivesse a curiosidade de inquirir sobre esta designação viria a saber a história de um antigo nobre, de seu nome Florentim Barreto, alcunha "O Sapo", que tinha vivido nessa antiga torre e cometido as maiores vilanias, entre as quais exigia o seu direito de prima nocte, ou seja, de dormir com todas as novas esposas antes do recém-casado marido o fazer. Ás tantas, certamente fartos dos constantes actos maldosos deste seu senhor, o povo foi pedir ao rei autorização para se matar "um sapo que violava muitas jovens mulheres". O rei poderá até ter estranhado um tal pedido, mas não vendo qualquer impedimento real para o conceder, fê-lo, levando, por um acidente de pura ignorância, à morte de um nobre da sua corte (que até bem mereceu o seu castigo), que se veio a acreditar que viveu nesta Torre de Dom Sapo.

 

Será esta história verdade? Não podemos ter a certeza, mas é provável que, como em outras lendas semelhantes, também esta tenha pelo menos um fundo vago de verdade. Existia mesmo uma tal Torre de Dom Sapo, isso está atestado em documentos do século XVIII, ela foi demolida posteriormente, mas onde terminam estes factos e onde começa a verdade por detrás de Florentim Barreto, vulgo D. Sapo, parece ser algo que se perdeu nas areias do tempo... e mesmo esta sua lenda já parece ser pouco conhecida, talvez pelo desaparecimento do espaço a que um dia esteve associada. Que não se perca.

~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades?
Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail ou no Twitter!
~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~