Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

16 de Junho, 2021

A lenda do Rio da Mula

Na Serra de Sintra existe um local que é hoje conhecido como a Barragem do Rio da Mula, a que se refere a lenda de hoje. Se esse curso de água vai adoptando diversas designações nos locais por onde vai passando até se juntar ao rio Tejo na zona de Cascais, de onde vem este seu nome? Quer dizer, como é que uma mera mula, um animal que à primeira vista nos pareceria bastante desinteressante, acabou por dar nome a um pequeno riacho da zona de Sintra?

Sintra, local desta lenda do Rio da Mula

Durante anos não conseguimos encontrar uma resposta. Poucos a parecem ter procurado, até porque o local não é propriamente muito famoso ou visitado excepto pelos habitantes locais. Até que na semana passada, enquanto almoçávamos numa pizzaria da Malveira da Serra (a cerca de 5 Km do local em questão), um idoso que nos escutava uma conversa sobre os mitos e lendas de Sintra acrescentou algo à nossa discussão - segundo ele, este ribeiro (a que muitos dão o nome de rio devido ao caudal que teve em outro tempos), tinha tomado essa designação em parte do seu curso porque, durante a noite, nessa zona a que hoje chamam Barragem do Rio da Mula podiam ser ouvidos os zurros de uma mula, mas nunca ninguém a conseguia ver com os seus próprios olhos.

Seria um fantasma de alguma espécie, essa entidade misteriosa a que se poderá atribuir esta lenda do Rio da Mula? Não sabemos, já nem conseguimos ouvi-la no local (e sim, admita-se, fomos tentá-lo), mas é digno de nota que não tenhamos conseguido encontrar esta potencial lenda atestada em nenhum outro lado. Presume-se que ela seja relativamente recente, que tenha menos de uma centena de anos (a barragem parece ter sido construída em 1969), mas a verdadeira questão é... quão recente é a breve história que nos foi contada? Terá sido inventada pelo idoso que a reportou, ou por algum dos seus antecessores locais? Quando "o povo diz (...) não sei se é verdade ou não!" - para citar a expressão que nos foi usada - torna-se muito difícil encontrar potenciais fontes para a informação. Assim, esta potencial lenda deverá certamente ser tomada com alguma prudência, porque não sabemos até que ponto ela é digna de crédito. Poderá ser outra Teresa Fidalgo, uma pura ficção, mais do que uma lenda real que o povo foi fazendo passar entre si...

Gostas de mitos, lendas, literatura ou curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é gratuito e poderás aprender muitas coisas novas!