Refresh

This website www.mitologia.pt/a-lenda-dos-gambozinos-e-a-sua-caca-594448 is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

30 de Março, 2023

A lenda dos Gambozinos e a sua Caça

Hoje em dia, quando se fala de Gambozinos, refere-se quase exclusivamente uma classe de seres que não existem. É quase tudo o que se sabe sobre eles, sendo eles representados sempre como entidades muito indefinidas e sem qualquer espécie de forma física fixa. Talvez até se faça, aqui e ali, uma referência ocasional à sua famosa caça, mas há mais de um século contavam-se histórias um pouco mais longas sobre eles. Pouco ou nada conseguimos encontrar sobre a sua verdadeira origem, mas nessa busca por respostas chegou-se ao texto abaixo, que vem da obra Folclore do Concelho da Figueira da Foz, com cerca de 113 anos. A sequência aqui em questão, reproduzida abaixo, foi ligeiramente adaptada para facilitar a leitura e compreensão:

Uma possível lenda dos Gambozinos

Quando um rapaz tem feitio apalermado, ou chegou pela primeira vez à terra, há sempre quem o leve à caça dos gambozinos, que dizem ser um animal muito interessante. Levam o rapaz ao campo e junto de um buraco, ravina ou barranco, ou à entrada de algum atalho, mandam-no pôr-se de cócoras com um saco aberto e dizem que vão bater mato, que se deixe ele ficar, para apanhar estes animais, que não tardarão a vir meter-se-lhe no saco. É mesmo conveniente - aconselham - que de vez em quando dê grandes vozes - "Gambozino ao saco!" - para que ele se não demore tanto. Claro que os acompanhantes não voltam mais, e o patetinha, farto de esperar e berrar, reconhece por fim que foi burlado.

É, portanto, esta a espécie de lenda de aquilo a que ainda hoje chamamos, famosamente, a caça aos gambozinos. Porém, se ela ainda é muito conhecida nos nossos dias, é curioso notar que já ninguém tende a praticar todo o processo como ele era descrito nestas linhas com mais de um século,e outras fontes até acrescentam que "deste costume não se contam casos modernos (...) não se apontando ninguém que se tivesse sujeitado a semelhante caçada." Ainda se usa a expressão num contexto e sentido muito jocosos, fala-se de ir a essa tal caça destes estranhos bichos, raramente se refere como é que eles são fisicamente, mas de facto já nunca se pensa em tornar realidade histórias rocambolescas com os contornos da descrita acima. E, de facto, tanto a origem do próprio nome como a forma de toda esta rara criatura parecem mesmo ter sido esquecidas com o tempo, naquela que é agora pouco mais que uma vaguíssima lembrança de uma tradição que imperativamente já tem mais de 100 anos. E assim se vão esquecendo as figuras e expressões de outros tempos, como nos igualmente famosos casos do Arco da Velha ou da Maria Cachucha...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!