Refresh

This website www.mitologia.pt/saida-galla-uma-feiticeira-esquecida-582139 is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

14 de Outubro, 2022

Saida Galla, uma feiticeira(?) esquecida

Por muito interessantes que possam ser algumas das histórias que vão sendo partilhadas por cá, por vezes elas podem levar-nos a todos àquele enormíssimo mistério do conhecimento que já se foi perdendo. Especificamente, falamos de todo um conjunto de coisas que em outros tempos até poderiam parecer óbvias para quem as foi escrevendo e lendo, mas que com o passar dos anos foram quase completamente esquecidas. Este caso de Saida Galla, de que aqui falamos hoje, cai precisamente nessa categoria.

Saida Galla, um mistério?

Já cá falámos antes sobre P. T. Barnum, por exemplo na história do elefante Jumbo, que em anos recentes foi relembrado entre nós através do filme musical O Grande Showman (ou O Rei do Show, título no Brasil). Mas, ao longo do seu tempo de vida, esse homem ficou conhecido pelas mais diversas razões, entre as quais a exibição de freaks (seres humanos particularmente invulgares), e a forma então-invulgar como os foi promovendo, que se perpetuou mesmo após a sua morte. Entre os muitos materiais de marketing criados nesse contexto conta-se, por exemplo, uma espécie de catálogo de exposições, datado de 1898, em que eram sucintamente descritas as personagens humanas e os animais que os visitantes podiam ver no local. Algumas delas ainda são relativamente conhecidas hoje (como Jo-Jo ou Queen Mab), e outras nem tanto...

 

Um dos exemplos mais intrigantes é o de uma mulher a que um catálogo em questão chama Saida Galla. Hoje, mesmo que se faça uma pesquisa pelo seu nome na internet (e que era quase certamente um pseudónimo...), nada nos é revelado sobre ela, enquanto que as linhas do próprio catálogo apenas referem o seguinte:

  • Ela era definida como uma "Egyptian Enchantress", uma espécie de Feiticeira do Egipto.
  • Praticava juggling, ou seja, malabarismos.
  • Habitualmente terminava cada truque com as palavras "very clever, Galla, Galla", fazendo rir os espectadores.
  • Trabalhou no Shepherd's Hotel no Cairo, Egipto.
  • Parece ter-se juntado às exposições no Outono (de 1897?), mas anteriormente já tinha sido exibida em outro local de Londres.
  • Os seus truques eram considerados semelhantes aos de um (agora também desconhecido?) Mr. Bertram.

 

Quem terá sido esta misteriosa mulher? Já o próprio catálogo admitia que na altura se sabia muito pouco sobre a sua história - talvez fosse uma clássica jogada de marketing, destinada a jogar com os mistérios típicos do Próximo Oriente? - mas ela parece estar hoje completamente esquecida. Nada mais conseguimos encontrar, associado a este nome de Saida Galla, e não fossem a fotografia reproduzida acima, além das quatro frases que a descrevem na mesma página, e já absolutamente nada se saberia sobre ela nestes inícios do século XXI...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!