Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

08 de Setembro, 2022

A lenda de Nossa Senhora dos Covões

Nossa Senhora dos Covões é (hoje) a designação dada a uma capela na zona de Alvaiázere, no distrito de Leiria, em Portugal. Iremos então contar a lenda que lhe costuma estar associada, antes de avançarmos para um pequeno segredo que alguns locais parecem desconhecer.

A Nossa Senhora dos Covões

Sobre a lenda que veio a originar esta capela, diz-se então que numa data desconhecida andava por estes montes e vales uma pastora com o seu rebanho. Já aí tinha passado muitas vezes antes, voltaria a fazê-lo tantas outras no futuro, mas nesse dia apercebeu-se da existência de um covão, i.e. uma espécie de gruta pequena, no local. Quando espreitou para o interior, encontrou aí uma imagem de Nossa Senhora, que tentou levar para sua casa. Porém, por muitas vezes que o tentasse, a imagem regressava sempre a este seu nicho natural. Ás tantas a pastora lá desistiu e falou com um padre local, que levou a que fosse erigida uma pequena capela no local.

 

Não sabemos até que ponto toda esta história será verdade - a capela parece datar-se do século XVIII - mas podemos apontar que ela já teve outro nome, o de Nossa Senhora da Apresentação dos Covões, talvez por ter sido pela sua influência que foi possível encontrar todo o local. Depois, ao longo do tempo, por simplificação, é que o seu nome se tornou somente o de Nossa Senhora dos Covões, em virtude do local em que a sua padroeira foi encontrada.

 

Até aqui tudo bem, este tipo de lenda é extremamente frequente em Portugal - relembrem-se, por exemplo, os casos da Peninha, de Matacães ou de Nossa Senhora da Piedade da Merceana, entre infindáveis outros que existem até pelo mundo fora - mas parecem ser relativamente poucos os casos em que o próprio local onde se diz que a imagem foi encontrada continua a ser motivo de culto. Agora, se os habitantes locais dizem que tendem a encontrar sempre esta capela encerrada - e, infelizmente, também nós não conseguimos visitar o seu interior em tempo útil - pelo menos existe uma fotografia que mostra uma imagem da santa no seu contexto, e que foi tirada por Dias dos Reis no ano de 2008:

Imagem da Nossa Senhora dos Covões

Desconhecemos se esta será a imagem original, aquela que se diz que a pastora encontrou nos agora famosos covões, até porque tem aqui o nome de "Nossa Senhora da Memória", possivelmente - e passamos a expressão - em memória dos eventos que a lenda diz que tomaram lugar no local. A fotografia permite-nos ver como é que o espaço original, que ainda existe, foi readaptado para conciliar uma espécie de caverna com um recanto religioso, permitindo-nos pelo menos imaginar como poderia ter sido antes, nos tempos da suposta descoberta desta imagem da mãe de Cristo. Por isso, se neste caso a lenda nem tem muito de único, o facto de este pequeno recanto continuar a existir é certamente digno de nota.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

4 comentários

Comentar publicação