Refresh

This website www.mitologia.pt/como-sabemos-quem-foi-vimara-peres-699379 is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

25 de Março, 2025

Como sabemos quem foi Vimara Peres?

Mesmo em frente à Sé do Porto pode ser encontrada uma curiosa estátua de um guerreiro com contornos gauleses (como os imaginamos hoje). Está a cavalo, e por baixo da estátua encontra-se o seu nome - Vimara Peres - e pelo menos uma data referente ao ano de 868. Quem tiver alguma curiosidade sobre esta figura ou a respectiva data poderá descobrir, sem grande dificuldade, que ele foi (supostamente) o conquistador definitivo da cidade de nome Portus ou Portucale - o actual Porto - aos Mouros, e que terá realizado esse seu mais famoso feito na data aproximada de 868 d.C. Se isto até nos permite localizar a famosa lenda de Gaia, ou do Rei Ramiro, em limite, por volta dos séculos IX ou X da nossa era, o que nos interessa aqui hoje é algo um pouco diferente - afinal de contas, como é que se sabe deste tal Vimara Peres e dos seus feitos?

Afinal, quem foi Vimara Peres?

Relembre-se, antes de mais, que este é um espaço sobre mitos e lendas, não sobre história real e bem comprovável. E o que podemos dizer, nesse sentido, é que sabemos muito pouco sobre a vida desse tal Vimara Peres, mas sabêmo-lo porque existem algumas breves referências aos seus feitos aqui e ali, em diversas crónicas e nobiliários da Idade Média. Por exemplo, o Chronicon Laurbanense - que é como quem diz, a "Crónica do Lorvão", onde existia então um famoso mosteiro - contém as seguintes palavras:

Era DCCCCVI prenditus est portugale ad uimarani petri.
Era DCCCCXI uenit rex Adefonsus in Uama, et in VIº die Uimara mortuus est.

Na era de 906, Portugal foi capturado por Vimara Peres.
Na era de 911, o rei Afonso [III das Astúrias] veio a Vama, e ao sexto dia faleceu Vimara [Peres].

 

Elas referem-se, respectivamente, aos Anos de Jesus Cristo de 868 e 873, e permitem-nos saber que Vimara Peres faleceu no segundo desses anos. Nesse seguimento, seria muito interessante percorrer todas as outras crónicas existentes e ver o que elas adicionam verdadeiramente a uma possível história desta figura, mas - relembre-se, mais uma vez - este é um espaço sobre mitos e lendas, pelo que esse trabalho é melhor indicado para quem quiser saber mais sobre a fundação do Condado Portucalense, nos séculos que antecederam a ascensão ao trono de Afonso Henriques.

 

Pode, no entanto, é perguntar-se aqui uma coisa muito interessante - até que ponto é que sabemos que estas fontes literárias preservam uma história real da figura que nos ficou conhecida pelo nome de Vimara Peres? A mais pura verdade é que... não sabemos, porque se tivermos em conta outras fontes muito mais conhecidas, como o Livro de Linhagens do Conde D. Pedro, é fácil ver que elas frequentemente misturam factos com ficção, ao ponto de nos apresentarem, quase lado a lado, histórias (supostamente) reais com imaginações relativas a figuras como a Dama dos Pés de Cabra ou a misteriosa Dona Marinha. Podemos crer que existe uma verdade escondida por detrás de todos esses relatos, e não temos grandes dúvidas para questionar a existência deste homem, mas há que deixar muito claro que nem sempre é tão óbvio que os factos "históricos" apresentados nelas sejam tão históricos como nos podem parecer a nós.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!